Um projeto premiado de treinamento de colaboradores implementado pela Ball Packaging no Brasil conseguiu zerar ocorrências envolvendo EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) contra riscos químicos. O sucesso do projeto, que tem a parceria da DuPont, levou a multinacional a replicar o projeto na Argentina, no Chile e no Paraguai, além das unidades no Brasil.
Grande fabricante de latas de alumínio para bebidas, a Ball Packaging sempre procurou adotar EPIs de alta eficiência para proteger seus colaboradores de riscos químicos, explica Daniel Ghosn, Supervisor de EHS da Ball Packaging América do Sul. Segundo ele, o uso é obrigatório em todas as fábricas da empresa e não há restrição de quantidade para uso. No entanto, a companhia registrou, em 2020, alguns acidentes devido ao uso inadequado das tecnologias de proteção.
A Ball detectou alguns usos incorretos de EPIs como luvas por cima de vestimentas, calçados inadequados e proteção facial colocada de forma irregular. Esse tipo de desatenção pode até ampliar os riscos para os colaboradores, cujas funções podem incluir o manuseio de substâncias ácidas.
Conscientização e revisão
Para enfatizar a importância do uso correto das vestimentas, a companhia iniciou em suas unidades no Brasil uma série intensiva de treinamentos adicionais, mostrando os riscos aos quais os colaboradores estão sujeitos com o uso incorreto de EPIs. “Reforçamos a ideia de que não basta ter o equipamento de proteção individual adequado. É importante também utilizá-lo corretamente”, afirma Daniel Ghosn.
Após o trabalho de conscientização e revisão de procedimentos, não houveram novas ocorrências nas fábricas. As novas diretrizes de treinamento foram implantadas nas unidades localizadas na Argentina, Brasil, Chile e no Paraguai, e a experiência da companhia na América do Sul foi compartilhada com todas as unidades da Ball Packaging, em escala global.
O projeto da Ball obteve a segunda colocação na Categoria Química do Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador 2020, um dos maiores prêmios da América Latina no segmento de boas práticas no ambiente de trabalho.