Temperatura no ambiente de trabalho pode afetar o desempenho e adoecer o profissional

1

ar condicionadoA falta de circulação do ar também pode secar as mucosas do nariz, causar infeções na garganta, irritação nos olhos, dores de cabeça e, em casos mais graves, pneumonias.

No verão, ar condicionado é prioridade. O aparelho de refrigeração fica ligado 24 horas por dia na temperatura fria/gelada para refrescar o ambiente. “O ar condicionado hoje é um item indispensável para as empresas. É importante fazer a refrigeração correta do ambiente com muitos computadores, mas também é primordial que a organização pense no bem-estar do funcionário”, afirma o executivo da STR Ar Condicionado, Marcel Michelin.

A diferença de temperaturas que ocorre entre ‘fora’ e dentro da empresa provoca por vezes sintomas como dor de garganta, calafrios e gripe, resultando na saúde e desempenho do profissional. Abaixo, alguns argumentos para esclarecer o motivo pelo qual o ar condicionado fica ligado no máximo, afetando diretamente os colaboradores da organização.

– Richard de Dear, diretor do Laboratório de Qualidade do Meio Ambiente nos Interiores da Universidade de Sidney, disse num artigo publicado no The New York Times que se trata de uma questão de estatuto social. “Ser capaz de fazer com que as pessoas sintam frio no verão é sinal de poder”, explica o investigador.

– Segundo a Universidade de Cornell os trabalhadores cometem mais erros quando a temperatura se encontra entre os 20 e os 22 graus do que quando a temperatura está entre os 23 e os 24 graus.

– Universidade de Maastricht, na Holanda, realizou uma série de estudos e concluiu que o ar-condicionado em escritórios é um símbolo do machismo por não levar em conta o conforto da mulher.

A temperatura padrão de um ar-condicionado é determinada a partir da taxa de metabolismo de um homem de 40 anos pesando 70 kg, referência usada desde os anos 60. Os cientistas responsáveis pela pesquisa afirmam que as mulheres não têm uma taxa tão elevada como essa baseada no corpo dos homens. Elas preferem, em média, uma temperatura de 25ºC, enquanto eles se sentem mais confortáveis com cerca de 22ºC.

– O escritório frio também faz com que as pessoas sigam o código de vestuário da empresa. Ou seja, se sabe que no escritório vai estar muito frio não vai ter vontade de ir de calções e chinelos ou de vestido de verão, por exemplo.

O uso ‘incorreto’ do ar condicionado pode dar origem a cerca de 20% dos resfriados ao longo do ano. A falta de circulação do ar pode secar as mucosas do nariz, causar infeções na garganta, irritação nos olhos, dores de cabeça e, em casos mais graves, pneumonias.

1 Comentário
  1. FABIANO LIPAROTI LINO diz

    boa tarde.
    trabalho em uma empresa onde o ar condicionado não é adequado ao ambiente devido ao tamanho da sala e a 3 semanas atras esse ar quebrou e a empresa não compra outro.
    sou do RJ e aqui a temperatura passa dos 40ºC com sensação térmica de quase 50ºC.
    o que eu devo fazer??
    se eu me recusar a trabalhar por esta nessa situação, eu posso ser punido??

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link