Previna-se das doenças relacionadas ao trabalho

0

É natural nos sentirmos indispostos de tempos em tempos, seja pelo estresse ou pela grande carga de responsabilidades. Porém, existem casos mais graves de doenças relacionadas ao trabalho, que têm relação direta com o ambiente profissional e geram um impacto ainda maior no organismo.

Em alguns casos, os trabalhadores têm direito aos mesmos auxílios de um acidente profissional, podendo ser beneficiados com até 40% do salário base durante o período de afastamento da empresa. No entanto, é preciso que o problema seja, de fato, uma doença ocupacional . Entenda melhor o que pode levar a um quadro assim.

Entenda as doenças ocupacionais
A OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgou, em 2014, uma pesquisa que revela dados alarmantes. Mais de dois milhões de trabalhadores morrem por ano devido a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho . No mesmo ano, o INSS divulgou que as despesas geradas por esse problema, só no Brasil, somaram R$ 16 bilhões em 11 anos.

Muitas pessoas acabam não ligando os problemas à rotina de trabalho, pois, na maioria da vezes, as condições aparecem no longo prazo . Por exemplo, um funcionário que trabalhe em um ambiente extremamente barulhento e não possua o equipamento correto pode sofrer com problemas de audição, mas dez ou até 15 anos mais tarde.

Em outros casos, as consequências são mais rápidas, comprometendo a saúde e qualidade de vida do profissional. Estar alerta ao ambiente de trabalho, checar equipamentos e produtos utilizados e manuseá-los de forma segura são hábitos que contribuem para minimizar esse tipo de problema.

O chamado auxílio-doença é um benefício assegurado pela Previdência Social para trabalhadores que ficam impossibilitados de retornar ao trabalho após um período de 15 dias. Para obter essa contribuição, é preciso que o paciente passe por uma perícia no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e tenha uma contribuição previdenciária de, no mínimo, 12 meses.

Conheça doenças relacionadas ao trabalho

  1. LER e DORT

São as siglas para Lesão por Esforço Repetitivo e para Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Especialmente trabalhadores que precisem fazer movimentos contínuos ao longo de todo o dia tendem a sofrer com o problema. Quando realizados com posturas inadequadas, podem causar quadros ainda mais graves para a saúde do profissional.

  1. Surdez

O problema pode ser temporário ou definitivo e acomete trabalhadores que ficam expostos a ruídos constantes . A sensibilidade auditiva vai se perdendo aos poucos e, quando não é tratada, a condição pode ser irreversível.

  1. Câncer de pele

Trabalhadores que fiquem expostos aos raios solares durante todo o dia podem desenvolver o problema. A assistência do INSS só ocorre quando há comprovação de que a função exige a excessiva exposição. Algumas categorias, como os carteiros, têm inclusive direito a receber filtro solar da empresa.

  1. Antracose

A doença é caracterizada por uma lesão nos pulmões que acomete principalmente trabalhadores em áreas de carvoarias . A fumaça do carvão pode causar uma série de problemas para o organismo do profissional.

Fonte: Terra

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link