Lavanderias aprenderão sobre prevenção de acidentes em curso gratuito
No dia 12 de maio será realizado o curso “Saúde e Segurança no Trabalho para Lavanderias”. O evento, gratuito e apostilado, é organizado pelo Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo) e voltado para trabalhadores e diretores de lavanderias.
Problemas ligados à operação de máquinas, queimaduras de pele com óleo e água quente, contato de produtos químicos com os olhos e comprometimento das articulações por movimentos repetitivos estão entre os principais problemas de saúde do trabalhador de lavanderia.
“Sabemos que a capacitação é a única forma de nos prevenir de acidentes, então, é imprescindível que as lavanderias participem do evento”, diz José Carlos Larocca, presidente do Sindilav.
Para Larocca, as questões abordadas no curso – que vão do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), insalubridade e periculosidade, até os programas de saúde e segurança – são fundamentais para todos os ramos de lavanderia. “A própria legislação trabalhista exige que as empresas estejam preparadas para lidar com acidentes em seus ambientes e, mais do que isso, aprendam a preveni-los. Além disso, existem normas técnicas oficiais e legislação que precisam ser observadas e seguidas para que as empresas evitem multas, no caso de fiscalização”.
Serviço:
Data: 12 de maio de 2014
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede do Sindlav (Rua Paes de Araújo, 29, 11º andar, conjunto 111, Itaim Bibi, São Paulo/SP)
Inscrições: (11) 3078-8466 (vagas limitadas)
Bom dia!
A Revista CIPA,
Ótima noticia, porem deveria ser realizado em todas as capitais do país e interiores. Quando virão a Recife? Sugestão deveria ser realizado sindicância do MTPE nas empresas, muitas das ocasiões o próprio empresário é culpado por não cumprir os requisitos mínimos de Saúde e Segurança no Trabalho e os pobres coitados dos funcionários tem que se submeter a esses descasos além de serem omissas na informações em relação a manipulação de produtos químicos.
Grato pelo espaço cedido.
Claudio Xavier – TST