Definido o local de realização do Congresso Portuário e Aquaviário

0

Na última reunião realizada pela Comissão Executiva Nacional em junho, na sede da Fundacentro em São Paulo, ficou acertado o local para a realização do IV Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário: UNISANTA em Santos.

A escolha do local teve como intenção priorizar o tamanho do espaço físico, infraestrutura, acessibilidade e a previsão de quase 500 participantes no evento.

Josué Amador, chefe do Escritório de Representação da Baixada Santista e coordenador geral do Congresso foi o responsável por buscar essa parceria. Ele conta que houve toda a receptividade por parte da Unisanta em ceder o espaço e a estrutura da universidade, em especial à professora Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora, e os professores Sérgio de Moraes e Juarez Ramos da Silva.

A Assessoria de Comunicação da Fundacentro conversou com os professores da UNISANTA por telefone. Um dado interessante informado pelo professor e diretor de Pós-Graduação e Extensão, Sérgio de Moraes é que a UNISANTA foi a primeira universidade a ministrar o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, sob supervisão da Fundacentro.

Para ele, levar o Congresso Portuário e Aquaviário para dentro da universidade é envolver e integrar ainda mais a comunidade de Santos. “A Unisanta é Santos e a vinda do Congresso para cá, em parceria com a Fundacentro irá dar uma alavancada na estrutura portuária e reforçar a segurança e saúde do trabalhador e sua interfaces na operação portuária”, destaca.

Já para o coordenador do curso de Pós-Graduação e do curso de Gestão de Projetos, professor Juarez Ramos da Silva, a realização do Congresso Portuário e Aquaviário nas dependências da Unisanta, caracteriza-se uma “oportunidade ímpar por se tratar de uma cidade portuária”. Na opinião de Juarez, ainda que haja crise no País, o Porto de Santos possui uma grande movimentação de carga e por tal razão, cabe ao meio empresarial e acadêmico buscar soluções para os problemas decorrentes das atividades realizadas no ambiente de trabalho.

Envio de trabalhos
As inscrições para submissão e posterior apresentação de trabalhos tiveram início no dia 1º de maio deste ano e terminam em 5/8/2016, tendo como temática livre os temas: Educação do Trabalhador em SST; Organização e Relações do Trabalho; Ergonomia; Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; Comissões de Prevenção de Acidentes (CPATP, CIPA e GSSTB); Segurança em áreas críticas na atividade portuária e aquaviária; Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; Segurança com máquinas e equipamentos; Segurança no transporte, manuseio e armazenamento de produtos perigosos; Prevenção de quedas e escorregões; Organização dos materiais de estiva a bordo dos navios; Fatores determinantes nos agravos a saúde dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores aquaviários; Transformação no ambiente portuário e aquaviário desde o início da NR-29 e NR-30; Segurança e saúde na pesca; Estudo de casos: Experiências positivas e análises de riscos e de acidentes; Prevenção de grandes acidentes e ações do PAM; Segurança e saúde do trabalhador em embarcações e unidades offshore e Segurança e saúde do trabalhador portuário nas atividades relativas às operações offshore.

Confira as Normas para Inscrição de Trabalhos, critério de seleção e outras informações no PDF.

Fonte: Fundacentro

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link