Acidente de trabalho: culpa ou vulnerabilidade do trabalhador?

1

Pesquisa avaliou fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho graves e fatais


Com o objetivo de contribuir para a melhoria da coleta de dados e análise de acidentes laborais graves e fatais pela auditoria fiscal do trabalho, o médico e auditor fiscal, Albino Pereira de Sampaio, realizou uma pesquisa que avaliou um conjunto de fatores relacionado com o trabalhador e com a organização do trabalho e a sua possível influência na causa das ocorrências. Tema da dissertação de mestrado de Albino no curso de pós-graduação da Fundacentro, o estudo foi baseado em relatórios de análises de 452 acidentes de trabalho graves ou fatais, no período 2009/2012, em diferentes estados brasileiros, com empresas de variados ramos de atividade e porte.

De acordo com Albino, a ausência de uma análise mais aprofundada sobre as causas dos acidentes podem levar a justificativas como fatalidade ou falta de atenção do trabalhador, quando o que está por trás é uma situação de vulnerabilidade do empregado pela falta de capacitação e ciência de risco na função que exerce. “Ao olhar o erro do outro, deixa-se de enxergar o fator de risco para todos, em especial para os que não o conhecem, por não terem ciência dele”, complementa o auditor fiscal.

No Podprevenir desta semana, Albino dá os detalhes da pesquisa e fala sobre as conclusões do estudo que questiona a culpa ou vulnerabilidade do trabalhador que sofre um acidente grave ou fatal. O estudo completo está disponível na página Pesquisas do site do Podprevenir, programate de rádio na web sobre segurança e saúde no trabalho. Também na versão mobile, o podcast pode ser acessado pelo endereço www.podprevenir.com.br

1 Comentário
  1. ADRIANO SILVA diz

    Concordo plenamente quando citado que o trabalhador não tem o conhecimento formal do risco e perigo das suas atividades e ambiente de trabalho, assim fica muito mais vulnerável aos acidentes. É preciso trabalhar a conscientização portanto levar ao trabalhador um entendimento preciso de acidente/incidente, risco/perigo, consequências e perdas. As responsabilidades de todos os envolvidos perante a lei e o dever de cumprir as Normas Regulamentadoras, NR´s. Este é um assunto que precisa ser trabalhado constantemente por todos, o profissional Técnico de Segurança do Trabalho aponta o caminho em sistemas de prevenção, portanto a cumplicidade a isso cabe a conscientização comum individual. Temos uma missão interminável em minimizar ou neutralizar os ricos, todo dia é um desfio, não confiar na sorte é se prevenir.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link