Especialista faz adaptação de método inédito no País para avaliar a satisfação no trabalho
Com o objetivo de suprir as lacunas dos métodos disponíveis no Brasil para avaliar a satisfação dos profissionais nos ambientes de trabalho, a enfermeira e doutora em Ciências da Saúde, Ana Cláudia de Souza, fez a adaptação de um instrumento desenvolvido nos Estados Unidos, pelo psicólogo Paul Elliot Spector, para ser aplicado na realidade brasileira.
Reconhecida e utilizada também na Europa, a Pesquisa de Satisfação no Trabalho (Job Satisfaction Survey) é composta por 36 itens, divididos em nove domínios (remuneração, promoção, supervisão, benefícios, recompensas, condições operacionais, colaboradores, natureza do trabalho e comunicação), que procuram medir a satisfação do indivíduo com o seu trabalho. Segundo Ana Cláudia, a insatisfação com a atividade laboral pode levar o trabalhador a desenvolver síndromes ou doenças ocupacionais, como estresse, doenças cardíacas, alérgicas e Burnout.
“Daí a importância de uma avaliação eficaz que possa contribuir para promover as mudanças necessárias nos ambientes de trabalho, já que o nível de satisfação dos profissionais com sua atividade laboral impacta diretamente na produtividade, no desempenho, na saúde e no bem-estar dos trabalhadores”, ressalta a especialista.
Na edição do poscast Podprevenir, Ana Cláudia fala sobre as vantagens da metodologia e como o instrumento pode ser utilizado em diferentes ambientes de trabalho. Ela também dá um exemplo da aplicação do método para melhorar as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, e explica como os interessados podem ter acesso ao material.
Disponível também na versão mobile, o Podprevenir, programete de rádio na web sobre segurança e saúde no trabalho, pode ser acessado pelo endereço www.podprevenir.com.br. No canal de vídeos do site, o destaque da semana é o documentário Eletricitários, que mostra o processo de trabalho no setor elétrico brasileiro, abordando os riscos e o descaso com a prevenção.
Muito bom, ajuda muito minha vida, como profissional… Muito grata..