Seminário Internacional sobre o benzeno é contado em livro
Realizado em 1998, na cidade do Rio de Janeiro, como forma de prevenir a exposição ocupacional sobre os problemas relacionados ao benzeno e ampliar o debate entre trabalhadores, empresários e governo, o Seminário Internacional sobre o Benzeno acaba de virar obra.
Em 509 páginas e 16 capítulos, pesquisadores e técnicos do Brasil, Estados Unidos e de países da Europa estiveram reunidos em uma semana de debates e apresentações acerca do tema que incluíram vigilância à saúde dos trabalhadores, avaliação ambiental, o Acordo do Benzeno, entre outros.
Editado pela Fundacentro, o livro contou com o empenho das pesquisadoras Arline Arcuri e Luiza Maria Nunes Cardoso (servidora aposentada) que trabalharam na elaboração e organização das apresentações para que pudessem ser editadas e disponibilizadas na íntegra ao público.
Arline coloca que embora a obra reúna informações de 1998, todo o conteúdo está atualizado, ficando um único ponto ainda não esclarecido por pesquisadores internacionais: o mecanismo de ação cancerígena do benzeno, ou como agem os metabólitos do benzeno para ser considerada uma substância cancerígena, uma vez que o benzeno pode provocar vários tipos de câncer.
Sobre o mesmo tema, será lançado o livro Acordo e Legislação sobre Benzeno – 20 anos que traz legislações e portarias atuais, o qual será divulgado pela Assessoria de Comunicação assim que estiver disponível.
A disponibilização das versões impressas das publicações será divulgada oportunamente.
Clique aqui para acessar a obra.
Fonte: Fundacentro