Maternidade reforça treinamento para correta higienização das mãos

0

Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS), com pleno apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas (clínicas cirúrgicas, centros cirúrgicos e serviços de cirurgia ambulatorial), visando a prevenção das infecções do sítio cirúrgico para a segurança do paciente e, claro, também dos trabalhadores da área da saúde.

Atenta a isso, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina (PI), realiza nesta semana o treinamento Protocolo de Higienização para as Mãos. O objetivo do curso, que ocorrerá em parceria com o Núcleo de Ações Permanentes e Práticas de Saúde, (NEEPS), Comissão de Controle de Infecção Hospital (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), é incorporar conceitos fundamentais referentes ao controle da infecção hospitalar que finalizam em aplicação prática pela equipe de higienizarão do hospital.

O treinamento será realizado pelos componentes da CCIH com participação de médicos e enfermeiros. Cerca de 500 profissionais serão contemplados. A iniciativa faz parte de um processo de melhorias que vem ocorrendo na maternidade, como a implantação das metas internacionais de segurança do paciente.

A reestruturação do NEEPs faz parte do processo, no âmbito da Educação e Saúde, promovendo cursos e capacitações para colaboradores de todas as áreas que atuam na maternidade. O Núcleo vem trabalhando para intensificar a política de melhoria do atendimento ao público através da qualificação dos profissionais. Segundo a coordenadora Carolline Klícia, o NEPPS vem apoiando às ações de Educação Permanente em Saúde na MDER, com o objetivo de aprimorar as práticas profissionais e a organização do trabalho.

Capacitar para prevenir infecção

A higiene correta das mãos é a quinta das seis metas internacionais de segurança do paciente, de acordo com as diretrizes atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou do Center for Disease Control, é uma medida primária preventiva fundamental. Na Mder, a CCIH ficou responsável pela sua implantação. “Nesse treinamento pretendemos capacitar a casa toda e pretendemos contemplar não só o protocolo de higienização das mãos mas trabalhar com as atribuições da equipe de higienização hospitalar sobre a questão ética da postura dos profissionais, discutir o controle”, aponta Nayana Oliveria, coordenadora da CCIH.

Ela enfatiza que nos últimos quatros meses a maternidade registrou uma redução significativa nos índices de infecção hospitalar. “Além da redução, tivemos um melhoria no perfil trabalhando com o uso racional de antimicrobianos”, completou Nayana, adiantando que no treinamento serão trabalhados os cinco momentos de higienização com os pacientes e tipos de precauções padrão de contato e isolamento, além de equipamentos de proteção individual e novas rotinas e portaria da maternidade visando controle de infecção hospitalar.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link