Ação em postos de combustíveis em Hortolândia protege saúde do trabalhador
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, ao longo desta semana uma ação educativa para funcionários de postos de combustíveis sobre segurança no local de trabalho. A campanha “Não passe do limite”, realizada em parceria com o Estado, tem como objetivo evitar que frentistas ultrapassem o limite da capacidade do tanque de combustível na hora de abastecer o veículo, o que pode causar danos à saúde e ao automóvel. Em Hortolândia, a atividade é coordenada pelo Departamento de Saúde Coletiva, uma vez que é atribuição do município orientar empresas privadas sobre as condições de trabalho e fiscalizar o cumprimento destas recomendações. Ao todo, 26 postos de combustíveis serão visitados.
De acordo com a diretora do Departamento, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, funcionários de 12 postos já participaram da programação. “Vamos até o local de trabalho e observamos o modo como os frentistas desempenham suas funções. Algumas orientações que garantem a segurança do cliente e do trabalhador são transmitidas, a fim de conscientizar o funcionário sobre a necessidade de cumprir estas regras. Como o trabalho em postos de combustíveis é considerado de risco, seguir estas orientações protege a vida das pessoas”, explicou Cilene.
Durante a visita aos postos de combustíveis, o frentista recebe folhetos explicativos sobre o modo correto de abastecer os veículos. A principal orientação é para que não seja ultrapassado o limite do tanque de combustível. Entre os perigos apontados nesta prática está a emissão de vapores que podem causar desde irritação, em curto prazo, até danos ao sistema nervoso, a longo prazo. Além disso, mecanismos do veículo que controlam a emissão de poluentes tóxicos podem sofrer danos, causando mais poluição ao meio ambiente. Outro fator prejudicial é o aumento do consumo de combustível e possibilidade de problemas mecânicos.
“Com esta ação conseguimos evitar prejuízos à saúde tanto do trabalhador quanto do condutor do veículo e passageiros”, destacou a diretora do Departamento de Saúde Coletiva.
Fonte: Portal Novidade