Nova norma sobre sistemas de gestão e segurança e saúde ocupacional

1

A norma ISO 45001:2018 – Sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional – Requisitos com orientação para uso, acaba de ser publicada. O documento traz processos para melhorar a segurança do trabalho em diversos setores. Projetada para ajudar empresas e indústrias de todos os tamanhos, a expectativa é que a norma reduza lesões e doenças nos ambientes laborais ao redor do mundo.

Segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), aproximadamente 3 milhões de acidentes mortais ocorrem anualmente. Para se ter uma ideia, 7.700 pessoas chegam ao óbito diariamente devido doenças ou ferimentos relacionadas ao trabalho. Além disso, cerca de 374 milhões de ocorrências não-fatais são registradas a cada ano, muitas delas resultam no afastamento do funcionário.

A ISO 45001 espera mudar isso, pois fornecerá às agências governamentais, à indústria e outras partes interessadas uma orientação para melhorar a segurança dos trabalhadores em países de todo o mundo. David Smith, presidente do comitê da ISO/PC 283, que desenvolveu a nova norma, acredita que isso trará mudanças para milhões de trabalhadores. “Os responsáveis pela elaboração se uniram para fornecer uma estrutura para um ambiente de trabalho mais seguro para todos, seja qual for o setor em que você trabalha”. Mais de 70 países participaram diretamente da criação deste importante documento, desenvolvido pelo ISO / PC 283 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional, que tem como secretaria do comitê, a British Standards Institution (BSI).”

A norma se baseia nos elementos comuns encontrados em todas as demais do sistemas ISO, usa um modelo simples de Plan-Do-Check-Act (PDCA) e fornece estrutura para que as companhias se planejem para diminuir os perigos.

A ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, referência anterior do mundo para saúde e segurança no local de trabalho. As organizações já certificadas na OHSAS 18001 terão três anos para cumprir a nova norma ISO 45001, embora a certificação de conformidade com a norma não seja um requisito da norma.

1 Comentário
  1. Rodrigo Carvalho de Oliveira diz

    De quem é a responsabilidade de realizar o DSS

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link