SRTE/RJ promove seminário sobre Trabalho Decente
Proteger os trabalhadores por meio da conscientização. Com esse objetivo, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro promoveu no dia 24 de março, na sede da Firjan, no Centro do Rio, o VIII Seminário de Adequação à Agenda do Trabalho Decente da OIT (Organização Internacional do Trabalho). A partir de debates com especialistas, o evento destacou a segurança e a saúde no setor de marmoraria fluminense.
Realizada em parceria com a Fundacentro e com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda e da Firjan, a iniciativa ofereceu aos representantes das empresas de todo o estado palestras sobre a adequação das máquinas e equipamentos à Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que estabelece os padrões de operação e uso, e a incidência dos riscos biológicos e físicos no dia a dia das fábricas, que ocasionam rotineiramente acidentes graves e fatais.
Desenvolvido pelos auditores da Seção de Segur (Segurança e Saúde do Trabalho no Rio), o seminário ratificou o sucesso existente na parceria entre o ministério, as empresas e os sindicatos. Para médico do trabalho e chefe do Segur, Narciso Guedes, a atenção deve ser constante, pois o acidente pode ocorrer com o mínimo descuido. “Se existem pessoas expostas ao risco, temos o dever de exigir que todos os trabalhadores sejam resguardados a partir das normas regulamentadoras. A negligência no mercado ainda ocorre, porém a conscientização passou a ser primordial entre todos os envolvidos”, argumentou.
O superintendente regional Antônio Albuquerque analisou a conjuntura do mercado brasileiro no final do evento: “Hoje, o país vive o pleno emprego. As dificuldades econômicas são momentâneas. Com a ajuda dos empresários e dos trabalhadores, o país vai retomar o ritmo acelerado de crescimento”.
Fonte: Assessoria de Imprensa do MTE/com informações da SRTE/RJ