Sustentabilidade é fator estratégico aos negócios para 75% de empresas

0

Se destacar dentro de seu mercado de atuação talvez seja um dos principais indicadores de sucesso de uma empresa. E a sustentabilidade empresarial tem um papel muito importante na busca por esse reconhecimento, segundo a recém lançada pesquisa FIA Employee Experience 2020 (FEEx): cerca de 75% das 213  empresas participantes do estudo que mede a qualidade do ambiente de trabalho, a solidez da cultura organizacional, o estilo de atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH,  apontam que a sustentabilidade é parte estratégica de seus negócios.

Outro dado dessa edição da FEEx, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), indica que 47% dessas empresas estabelecem diretrizes, metas e ações para o desenvolvimento da sustentabilidade a longo prazo. Além disso, aponta que 48% das companhias recebem suporte da área de RH para que os princípios de sustentabilidade sejam difundidos entre os empregados.

A pesquisa mostra que 27% das empresas têm estruturas e processos produtivos sustentáveis e em conformidade com as normas e padrões de certificações internacionais, e destaca a preocupação com os fornecedores, já que 36% dos entrevistados indicam que selecionam seus parceiros a partir dos princípios da sustentabilidade já predefinidos.

Na análise de Lina Nakata, professora da FIA Business School, os resultados comprovam que a sustentabilidade tem sido cada vez mais adotada pelas empresas brasileiras e os valores como referencial de gestão de seus recursos e pessoas mais incorporados. “Esse tema consiste no alinhamento estratégico em questões que visam perpetuar a operação da empresa, por meio da minimização dos impactos causados na sociedade e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que se mantenha a competitividade”, diz.

Em convergência com a pesquisa FEEx, Lina explica que “para que as empresas possam se declarar sustentáveis, algumas referências externas, como certificações internacionais que estabelecem normas e padrões mínimos para a operação, devem ser cumpridas”. Por isso, no ranking das 100 empresas classificadas como “Lugares Incríveis para Trabalhar”, os valores do fator sustentabilidade são ainda significativos: 83%, das 100 empresas consultadas, consideram a sustentabilidade como parte estratégica do negócio.

Outro dado do ranking que corrobora com os indicadores da FEEx mostra que 68% das empresas consideradas “incríveis” contam com suporte da área de RH às lideranças, para que a gestão sustentável seja viabilizada e seus princípios sejam difundidos entre os funcionários; que 60% das empresas estabelecem diretrizes, metas e ações para desenvolvimento da sustentabilidade no longo prazo; 48% selecionam fornecedores ou parceiros alinhados aos valores corporativos e 41% têm estruturas e processos produtivos sustentáveis, de acordo com as normas e padrões de certificações internacionais.

O “Lugares Incríveis para Trabalhar” traz, ainda, dois dados interessantes sobre a aprovação dos colaboradores nas ações ligadas à sustentabilidade empresarial: 91% entendem que o assunto é tratado de maneira equilibrada às necessidades dos funcionários, fornecedores e donos da empresa e, para 93% dos funcionários, as ações contribuem para a melhoria da comunidade e do meio ambiente.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link