Desde o início da pandemia, a equipe técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) do Distrito Federal tem intensificado o trabalho de fiscalização e participado ativamente na elaboração de protocolos de segurança à Covid-19. De acordo com balanço publicado pela Agência Brasília, em 2020 foram realizadas 30.074 ações de auditoria e fiscalização. E este ano 11.149, até o momento.
Manoel Neto, diretor da Divisa, reforça que “com a pandemia, a Vigilância Sanitária participa ainda da força-tarefa, realizando mais de cem mil ações complementares, ajudando a orientar o setor regulado e a população e, consequentemente, diminuir o número de casos de Covid-19 no âmbito do DF”.
Dentre as ações que impactaram na proteção da saúde da população local, a Vigilância Sanitária elaborou 72 notas técnicas para enfrentamento da pandemia em 2020 e, pela Gerência de Medicamentos, elaborou 28 notas técnicas para esclarecimento e conhecimento das novas legislações compreendendo o atual cenário e a minimização da transmissão do vírus entre a população. Além disso, desenvolveu a minuta do Decreto de Política de Sanitização do DF.
Ainda em 2020, visando minimizar riscos, a Divisa emitiu 55 autorizações para as drogarias que fazem testes rápidos para Covid-19. No mesmo ano, executou 123 inspeções em atendimento ao Programa Distrital de Inspeção em serviços de alta complexidade hospitalar. Em 2021, já foram realizadas 79 inspeções.