Guindastes do Porto de Maceió são interditados

0
foto: Divulgação

Auditores fiscais do Trabalho interditaram no dia 12 de agosto quatro guindastes de terra do Porto de Maceió (AL), conhecido como ‘Cais Comercial’. A medida foi tomada durante operação realizada pelo GMPA (Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário) na capital alagoana, de 7 a 12 de agosto.

Os equipamentos interditados não tinham, entre outros itens, proteções que garantissem a integridade física dos trabalhadores em zonas de perigo, tabela de carga fixada no interior das cabines, demarcação das áreas de circulação nos locais de instalação dos guindastes e escadas de acesso em mau estado de conservação. A interdição também foi feita com base na análise dos relatórios anuais dos guindastes, que não evidenciaram, por exemplo, a realização de testes durante as últimas vistorias.

Na ação do Grupo Móvel, também foi fiscalizado o OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário) de Maceió, autuado por longas jornadas, sem obediência ao intervalo mínimo interjornada de 11 horas. O OGMO foi autuado também por escalar trabalhadores em operações simultâneas. Os auditores fiscais realizaram ainda ações em operadores portuários e em um estaleiro. Houve a interdição de um guindaste no Terminal Privativo.

Ao todo, foram lavrados 90 autos de infração, além de termos de notificação para que as empresas regularizem diversos itens. A equipe de fiscalização da SRTE/AL (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas) dará continuidade às ações desenvolvidas.

GMPA
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Trabalho Portuário e Aquaviário, vinculado à SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho), é formado por auditores fiscais do Trabalho oriundos de diversos estados, e tem como objetivo inspecionar as condições nas instalações portuárias e aquaviárias em âmbito nacional, sempre em conjunto com as equipes locais de fiscalização.

 

 

Com informações do Ministério do Trabalho

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO




ANUNCIE NA EDIÇÃO ESPECIAL
DA REVISTA CIPA & INCÊNDIO

Sua empresa pode fazer parte deste importante momento para o mercado de SST, Prevenção e Combate à Incêndios anunciando na Edição 500 da Revista Cipa & Incêndio!
RESERVE JÁ O SEU ANÚNCIO!
   ESPAÇO LIMITADO NESTA EDIÇÃO.   

 
close-link