Saúde e segurança do servidor público em pauta

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Foi pensando no número de servidores adoecidos e sua própria experiência profissional, que em novembro de 2014, a servidora, Analista em Ciência e Tecnologia e atual chefe de Recursos Humanos da Fundacentro, Tarsila Baptista Ponce defendeu a dissertação de mestrado no curso de Pós-Graduação da Fundacentro.

Cada vez mais discutido no âmbito do governo federal e da saúde, o tema foi levado e apresentado em artigo proposto pela analista e seu orientador, José Marçal Jackson Filho, ao XIV Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho), evento realizado em setembro na cidade de Campinas que teve como objetivo mostrar ao público participante o funcionamento do SIASS (Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor) e da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS). É o SIASS responsável por ações voltadas às licenças-médicas, exames médicos, prevenção e promoção à saúde do servidor.

No artigo intitulado “A implantação da PASS (Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal)”, Ponce começa fazendo um breve histórico das leis vigentes voltadas à saúde do servidor público, até apontar para as deficiências existentes, que vão desde a má formação dos próprios servidores em cargos de gestão em lidar com questões relacionadas ao trabalho, em especial àquelas que se referem à fragilidade dos servidores públicos expostos, até a ausência de formação e capacitação em saúde por parte dos profissionais da área de RH. “O serviço público em geral requer atenção governamental para as questões da organização do trabalho que refletem na saúde dos servidores”, destaca.

Os autores realizaram entrevistas semiestruturadas com dez agentes de RH de sete instituições, levando em consideração aspectos éticos que incluem o termo de consentimento livre e esclarecido, e ainda, solicitação de autorização para publicação das falas.

O cenário desse público entrevistado revelou ainda ser necessário investir em capacitação e concurso público, como formas de melhorar o atendimento ao servidor. Além disso, outras questões estruturais foram apontadas, como por exemplo, problemas com meios de comunicação, falta de espaço para atendimento individualizado, ações de saúde e segurança enfraquecidas e ausência de reconhecimento em relação ao trabalho que realizam.

Os Anais do XIV Encontro Nacional da ABET já estão disponíveis para download. Acesse.

Fonte: Fundacentro

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