Social Learning na prática: o que é e como aplicá-lo no T&D?

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Por Flora Alves

Quando o trabalho remoto se tornou a realidade de tantas empresas devido à pandemia, novos desafios surgiram. Como você mantém seus profissionais engajados e motivados? Como mantém a cultura da sua empresa? Oferecer treinamento contínuo ajuda imensamente com os itens acima. Mas o perigo de sua equipe se sentir isolada, solitária e entediada quando tentam estudar sozinhas em casa permanece muito real.

É aqui que entra a importância do Social Learning (aprendizagem social), teoria desenvolvida pelo psicólogo Albert Bandura e seu aluno de doutorado, Richard Walters, na década de 1950, cuja definição simplificada é mais ou menos assim: humanos aprendem melhor quando aprendem juntos.

Como processo, a aprendizagem é facilitada quando as pessoas estão em grupos de pelo menos dois. Bandura e Walters descobriram que, trocando conhecimento e perspectivas e orientando umas às outras, as pessoas podem aprender de maneira mais rápida e eficaz. Além disso, tendem a reter melhor as informações. Isso acontece porque os alunos podem observar as ações uns dos outros e suas consequências, e tomar decisões com base nessas observações.

O Social Learning também destaca um ponto importante sobre o engajamento: os alunos não são receptores passivos de informações (como qualquer pessoa que assistiu a uma longa apresentação do Zoom pode atestar). Para que as pessoas aprendam melhor, sua cognição, ambiente e comportamento precisam se influenciar mutuamente.

Com o surgimento das mídias sociais e da aprendizagem digital, a teoria do aprendizado social se tornou proeminente mais uma vez. Na última década, os canais de mídias sociais provaram que as pessoas podem definitivamente fazer conexões e interações substanciais online. Isso pode acontecer online (por exemplo, por meio de ferramentas populares de mídia social como LinkedIn, Twitter e assim por diante) ou offline (em discussões em grupo, durante o café, ou conferências. O Social Learning torna possível ter mais um approach de aprendizado mais próximo do que é visto, de fato, no dia a dia. Um dos focos do método está na comunicação entre colegas de trabalho que acontece assim que um conhecimento é adquirido ou aprimorado.

Como aplicar Social Learning no T&D?

Escolha iniciativas que – tenham um objetivo em comum e facilite e instigue a participação dos alunos.

Utilize técnicas como –  discussões, compartilhamento de informações e curadoria de conteúdos.

Redes Sociais – a utilização das redes sociais no dia-a-dia é cada vez maior e inquestionável. Por isso, utilizar os recursos das redes sociais como as Fanpages e grupos relacionados ao curso pode ser extremamente estimulante para os alunos. Porém, quando a plataforma EAD já disponibiliza este recurso, esta prática torna-se mais organizada.

Fóruns de Discussão – o fórum de discussão também é uma das ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem social dentro de uma plataforma EAD, mas ela ocorre de forma mais direcionada e formal. Além disso, o fórum tem como um objetivo o debate de ideias tendo o facilitador como um mediador. Crie tópicos que promovam a participação dos alunos de forma mais livre. Atue como um moderador, direcionando a discussão.

Gamificação e recompensas – você não pode forçar as pessoas a aprender, mas pode dar a elas as ferramentas e os incentivos certos para garantir que não desperdicem oportunidades. O gamification e as recompensas podem ajudar a criar esses incentivos. A gamificação oferece aos administradores de aprendizagem uma maneira de monitorar o progresso e o desempenho do aluno. Usuários e especialistas com bom desempenho que regularmente oferecem seus conhecimentos podem ser recompensados ​​para incentivar a participação.

Como tornar a aprendizagem social eficaz no local de trabalho

A aprendizagem social é sem dúvida a estratégia de aprendizagem mais amplamente usada entre alunos adultos. Ao compartilhar experiências de desempenho, lições aprendidas, soluções para desafios de negócios e as ideias criativas necessárias para resolvê-los, os alunos são capazes de obter um espectro mais amplo de conhecimento em um ambiente de aprendizagem social.

Torne a integração mais rápida (e fácil) – os novos funcionários podem obter respostas às perguntas de seus colegas a qualquer momento, desde o primeiro dia. Melhor do que isso, o treinamento programado pode acontecer a qualquer hora, para que seu novo pessoal não precise esperar que ele comece a ser produtivo.

Faça perguntas e obtenha respostas quando necessário – Fazer perguntas e testar soluções para problemas reais em tempo real está entre as maneiras mais eficazes de aprender um procedimento.

Faça com que eles contribuam! (mesmo se alguém for um aprendiz passivo) – nem todo mundo está maravilhado com a ideia de ter que ficar na frente de seus colegas para fazer uma pergunta. Com os canais virtuais, você pode dar àqueles que são um pouco mais tímidos uma forma de contribuir com a conversa sem que saiam de sua zona de conforto.

Aprenda no seu tempo – nem todos aprendem no mesmo ritmo. Se as respostas a perguntas específicas estiverem disponíveis online a qualquer momento, elas podem ser revisadas continuamente até que o conceito seja retido de forma eficaz.

Mudar para uma estrutura de aprendizagem social pode ser tão simples quanto clicar em um botão. Mas a tecnologia é apenas metade da história. Para implantar efetivamente uma estratégia de aprendizagem social que funcione, a organização deve reconhecer e se adaptar a uma mudança na cultura, no qual o Treinamento & Desenvolvimento é transformado de um mal necessário em uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Isso é particularmente verdadeiro entre organizações que sofrem com problemas de retenção e engajamento de funcionários. Lembrando que o aprendizado social não é uma solução única para seus problemas de e-learning, mas produz benefícios que vão além da eficácia de sua estratégia de aprendizado. Hoje, a aprendizagem social no local de trabalho não é uma opção, é uma necessidade.

  • Flora Alves é CLO da SG Aprendizagem Corporativa.

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