Uso da Internet das Coisas e Inteligência Artificial auxilia na prevenção de riscos no trabalho
A IoT (Internet das Coisas) e a IA (Inteligência Artificial) estão, cada vez mais, ganhando espaço na área de Segurança e Saúde do Trabalho. Nesses casos, os dispositivos enviam informações por meio de luzes, vibrações ou mensagens de voz, inclusive em situações de risco. Em caso de acidente, esses sistemas emitem avisos aos usuários indicando a rota de fuga. Além disso, as tecnologias utilizadas são capazes de localizar trabalhadores onde o sinal é escasso, a exemplo de minas, ou em vastas áreas de campo aberto.
A aplicação de novas tecnologias com base na internet das coisas é eficiente na prevenção de acidentes e está promovendo uma verdadeira revolução na indústria brasileira.
Reduzir as fatalidades no ambiente de trabalho é sem dúvida uma das maiores funções atreladas à inteligência artificial e à internet das coisas. Elas continuarão sempre em desenvolvimento e a cada dia mais serão disponibilizadas para atuar na segurança humana em inúmeras atividades e segmentos, pelo fato de salvarem vidas.
Otimização dos processos, segurança e controle de qualidade
A IoT está ganhando mais espaços, principalmente para atividades mais pesadas que utilizam máquinas e ferramentas. É uma alternativa eficiente e economicamente viável que muitas indústrias encontraram capaz de promover maior segurança e evitar incidentes. O uso de tecnologias IoT está promovendo a otimização de processos industriais, a segurança e o controle de qualidade.
Segundo a Werkey Co., uma das mais promissoras tecnologias é a Beacon e está já está sendo utilizada nos setores de saúde, óleo e gás, varejo e agroindústria. Os beacons são pequenos dispositivos que emitem sinais por meio da tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE). Por meio dos sinais que emitem é possível determinar a localização exata de colaboradores dentro de grandes áreas industriais ou até mesmo vastas áreas agroflorestais e minas.
Instalar Beacons nos crachás ou capacetes de colaboradores possibilita a informação em tempo real onde está cada funcionário e entende a rotina de movimentação da equipe durante seu expediente. O que permite monitorar possíveis problemas de conformidade ou segurança, evitando, inclusive, que colaboradores não treinados se exponham a áreas de risco.
Prevenção em tempo real
Além do papel importante, que é a prevenção, a tecnologia possibilita também uma tomada de decisão mais precisa e rápida quando diante de algum risco.
Em circunstâncias de emergência, caso a empresa tenha esse tipo de tecnologia implantada, possibilitaria ter uma resposta rápida e pronto atendimento, pois seria possível precisar em tempo real, quantas pessoas estavam no local, número de vítimas e viabilizar a tomada de decisões para um socorro mais eficiente.
Dessa forma, através de aplicativos e hardwares que conversam entre si, ela auxilia na prevenção em tempo real com alguns recursos:
- Atualizações remotas que permitem que os dados de saúde do colaborador estejam sempre protegidos e criptografados.
- Análises preventivas que emitem alertas imediatos ao identificar condições perigosas e, também, apontam áreas de melhoria com o tempo.
- Consciência contextual que permite a análise de contextos como posição geográfica, mapas do local de trabalho e dados de saúde individual de cada colaborador.
De acordo com a Werkey Co., estes são apenas alguns dos recursos, porém, essa tecnologia pode oferecer soluções de acordo com a necessidade de cada empresa.