Home SST - Saúde Ocupacional Maranhão ultrapassa marca de mil Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) emitidos aos servidores do estado

Maranhão ultrapassa marca de mil Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) emitidos aos servidores do estado

O governo do Maranhão divulgou recentemente que ultrapassou a marca de mil emissões de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) desde o início do ano aos servidores estaduais. O documento comprova as condições de saúde dos trabalhadores em seu ambiente laboral, avaliando, conforme o cargo, se está apta a desenvolver as suas atividades de forma segura.

No estado, a emissão do ASO é realizada por médicos do trabalho do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt Comum), cujas atividades estão presentes em dez secretarias e órgãos estaduais. Expandiu também a sua atuação à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc).

 

Importância do ASO

 

O ASO é uma exigência para todos os profissionais que atuam dentro da CLT. Segundo informações da BeeCorp, ASO ou Atestado de Saúde Ocupacional é um documento feito a partir de uma avaliação médica do funcionário. Nele, verifica-se o estado de saúde do trabalhador, constatando se existe ou não aptidão para o colaborador cumprir com as suas atividades na empresa.

Ele é um dos registros que compõem o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) que, por sua vez, auxilia no controle dos riscos ocupacionais.

Dessa maneira, impede-se que o trabalhador seja exposto desnecessariamente aos riscos da função.

Além disso, o atestado de saúde ocupacional evidencia todos os riscos que o empregado tem no ambiente de trabalho, sendo parte integrante do PCMSO, o qual monitora a saúde do trabalhador e executa medidas preventivas para evitar o adoecimento ocupacional.

No Maranhão, de acordo com Gustavo Vinhas, assessor técnico da empresa responsável pelo levantamento e emissão de documentos com os servidores estaduais, durante os exames, muitos trabalhadores descobriram, por exemplo, uma hipertensão, e foram orientados para o devido tratamento. “Assim, nós evitamos o adoecimento e o prolongamento dessas doenças. Também estamos mapeando e documentando todas as condições de trabalho”, explica o assessor.

 

Foto: Divulgação

0 FacebookWhatsappEmail

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.