Home SST - Indicadores 24% dos acidentes de trabalho acontecem no trajeto casa-emprego, diz Ministério

24% dos acidentes de trabalho acontecem no trajeto casa-emprego, diz Ministério

Implantação de norma internacional sobre segurança auxilia na redução de riscos e a salvar vidas no trânsito, contribuindo para a continuidade dos negócios

O Brasil registrou, em 2024, um total de 724.228 acidentes de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). Do total, 24,6% ocorreram no trajeto entre casa e trabalho, demonstrando uma fragilidade das organizações em lidarem com essa problemática. Além disso, uma pesquisa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revela que 6.160 pessoas morreram e 84.526 ficaram feridas em meio a 73.156 sinistros de trânsito registrados entre janeiro e dezembro de 2024 nas estradas federais do Brasil.

Esses dados reforçam um alerta importante: os riscos viários impactam diretamente a saúde e a segurança das pessoas. Além das vidas perdidas, os acidentes causam prejuízos bilionários, pressionam os cofres públicos e ameaçam a operação de empresas, especialmente, mas não somente, as do setor de transportes.

Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reforça a importância da ISO 39001, norma internacional que estabelece diretrizes para o Sistema de Gestão de Segurança Viária. “Qualquer empresa, entidade ou instituição que dependa de deslocamentos – de pessoas ou mercadorias – está exposta aos riscos do sistema viário. A ISO 39001 é uma ferramenta estratégica para reduzir riscos e preservar vidas, mas também para garantir a continuidade dos negócios. Um acidente pode paralisar operações, afetar a reputação e comprometer resultados financeiros”, alerta José Joaquim do Amaral Ferreira, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Abrac.

 

Normas auxiliam na prevenção durante trajeto

A norma propõe desde a análise de rotas mais seguras, uso de tecnologia preventiva nos veículos até a capacitação de colaboradores para atuação em situações de risco. Qualquer empresa, mesmo que não atue diretamente com transporte, mas seja um poço gerador de tráfego, por exemplo: escolas, supermercados, arenas esportivas podem se beneficiar com medidas como transporte compartilhado, flexibilização de horários e home office – que ajudam a reduzir o estresse e os deslocamentos em horários críticos.

Outro diferencial é que a ISO 39001 pode ser integrada com outras normas já adotadas pelas organizações, como a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional), por seguirem a mesma estrutura internacional.

“A segurança viária deve ser tratada como uma responsabilidade coletiva e estratégica. Investir na prevenção de acidentes é também investir na saúde dos colaboradores, na reputação da empresa e no desenvolvimento sustentável”, conclui José Joaquim do Amaral Ferreira.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.