Com o foco em tornar os bombeiros como instrutores multiplicadores de conhecimento sobre combate a incêndios em estruturas fechadas, o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), promoveu a 3ª edição do Curso de Comportamento do Fogo em Compartimentos — Nível Multiplicador.
O palco da instrução de 80 horas/aula foi o Centro de Treinamento Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), reunindo 16 bombeiros militares de nove estados –Alagoas, AL, Espírito Santo, ES, Minas Gerais, MG, Pará, PA, Paraíba, PB, Rio Grande do Norte, RN, Santa Catarina, SC, Sergipe, SE, e São Paulo, SP.
Conhecimento para atuar em ambientes fechados
Na oportunidade, os militares aprenderam sobre ciência do fogo, salvamento de vítimas em áreas de difícil acesso, ventilação, cujas práticas foram em simuladores construídos com oito contêineres, onde a temperatura pode ultrapassar os 800 °C, informa a pasta.
“Aliamos o que há de mais avançado na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos para desenvolver a nossa doutrina. Além de ensinar, aprendemos com os colegas de outros estados”, conta Charleston Muniz, coordenador do curso e subtenente do CBMDF.
“Aprendemos desde as funções mais simples até as mais complexas para poder ensinar nossos colegas. É um curso técnico de alto nível, com ganhos diretos para os bombeiros e, principalmente, para a população brasileira”, reforça primeira-tenente Marcela Melquíades, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).
Representando Minas Gerais, o 1º Tenente Felipe e pelo 2º Sargento Otávio foram os participantes do curso. “Isso reforça o compromisso do CBMMG com a excelência técnica, a qualificação continuada e a disseminação de doutrinas operacionais modernas e seguras no combate a incêndios compartimentados”, informa nota da corporação.
Já a de Santa Catarina foi representada pelos sargentos Leno Claudinei Dal Bosco Carlesso, lotado em Catanduvas, e Celso Cristóvão Azevedo de Souza, de Joaçaba. “A presença do 11º BBM representa um avanço significativo para a região meio oeste do estado, fortalecendo a doutrina operacional do CBMSC e elevando o padrão técnico das instruções e atendimentos em ocorrências com incêndios estruturais”, destaca comunicado.