O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba segue com o investimento na segurança do trabalho e no aprimoramento de seus procedimentos técnicos. A autarquia acaba de adquirir quatro novos equipamentos autônomos de respiração de ar comprimido para garantir a integridade dos servidores que atuam nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
Os dispositivos são essenciais durante as operações de troca de mangueiras dos cilindros que contêm cloro, gás oxidativo extremamente tóxico à saúde humana se inalado. Nas ETAs, o gás é utilizado no processo de oxidação da água. Além do cloro, a ETA Vitória também utiliza ozônio, outro oxidante que exige proteção rigorosa.
Cada novo equipamento possui cilindro em fibra de carbono, pressão de 300 BAR e capacidade de 6,9 litros, vindo completo com maleta de transporte e máscaras faciais com filtros. Eles se somam aos conjuntos de respiração já existentes nas ETAs Cerrado, Vitória Régia e Éden.
“A aquisição de mais equipamentos autônomos de respiração garante a eficácia das providências tomadas em tais situações, além de resguardar a integridade física dos servidores envolvidos na ação”, explica Glauco Fogaça, diretor-geral do Saae-Sorocaba.
Investimentos em respiradores e Conformidade com NRs
A compra dos respiradores faz parte de um plano de investimentos contínuos em segurança. Em anos anteriores, a autarquia já havia adquirido 76 estroncas mecânicas e quatro escoramentos blindados para garantir a estabilidade e a segurança em valas e escavações (em conformidade com a NR-18).
O Saae também mantém um calendário ativo de capacitação profissional continuada. Entre 2021 e a presente data, foram mais de 2.500 certificações em:
- Primeiros Socorros
- NR-5 (CIPA)
- NR-10 (Segurança no sistema elétrico)
- NR-11 (Transporte e Manuseio)
- NR-18 (Valas e Escavações)
- NR-33 (Espaço Confinado – Formação e Reciclagem)
- NR-35 (Trabalho em Altura – Formação e Reciclagem)
- Brigada de Incêndio
As capacitações combinam conteúdo teórico e provas com treinamento prático nas unidades do Saae, envolvendo desde a equipe operacional até engenheiros e pessoal administrativo. A participação do Sindicato dos Servidores (SSPMS) e do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) reforça o compromisso da autarquia com a excelência dos serviços e a máxima segurança de seus colaboradores.


