Os incêndios que avançam nos últimos meses sobre o Cerrado e o Pantanal têm provocado danos severos à biodiversidade brasileira. Para responder a esse cenário crítico, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança uma chamada emergencial de financiamento por meio da Teia de Soluções. A iniciativa, com inscrições abertas até a próxima terça-feira, dia 4, prevê um total de até R$ 600 mil para apoiar ações urgentes de resgate de fauna e de restabelecimento da capacidade de conservação em áreas afetadas pelo fogo.
O processo é voltado para organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas com experiência comprovada em gestão e execução das ações previstas, de acordo com os eixos prioritários da chamada: resgate e reabilitação de fauna silvestre; restabelecimento de condições básicas; e reposição de equipamentos e insumos. Os projetos selecionados deverão ser executados no prazo máximo de três meses.
Investimentos em ações emergenciais
O objetivo é agir rapidamente para salvar animais silvestres e garantir que estruturas essenciais de conservação da biodiversidade possam continuar funcionando, apesar dos impactos causados pelos incêndios. “A natureza pede socorro. A recorrência de eventos climáticos extremos, como esses incêndios devastadores no Cerrado e no Pantanal, exige uma resposta rápida e efetiva”, afirma Marion Silva, gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.
Marion destaca que combater o fogo é fundamental, mas é necessário ir além. “Precisamos agir para salvar e reabilitar a fauna impactada e garantir que as estruturas de conservação possam se reerguer e continuar seu trabalho essencial. Essa iniciativa visa dar esse suporte para quem está na linha de frente, protegendo nossa biodiversidade em um momento crítico”, frisa.
As propostas devem atender a pelo menos um dos três eixos prioritários:
- Resgate e reabilitação de fauna silvestre – ações coordenadas com os órgãos ambientais competentes (como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama – e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio – e secretarias estaduais de meio ambiente) para resgatar e reabilitar animais silvestres atingidos pelos incêndios.
 
- Restabelecimento de condições básicas – recuperação de infraestrutura essencial à continuidade das ações de conservação, como vias de acesso, recintos, manutenção de equipamentos e outras estruturas danificadas pelo fogo.
 
- Reposição de equipamentos e insumos – aquisição de materiais indispensáveis às equipes atuantes em campo, especialmente aqueles utilizados no combate ao fogo e nas ações de proteção à biodiversidade.
 
SERVIÇO
Chamada Teia de Soluções – Recuperação Pós-Incêndios || Cerrado & Pantanal
Objetivo: apoiar ações urgentes de resgate da fauna e restabelecimento de estruturas de conservação em áreas afetadas por incêndios
Recursos disponíveis: até R$ 600 mil
Quem pode participar: organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas com experiência comprovada
Inscrições: até as 23h59min de 4 de novembro de 2025
Formulário de inscrição disponível neste link
Prazo de execução: até 3 (três) meses
Edital completo disponível neste link
Dúvidas e informações: teia@fundacaogrupoboticario.org.br
			        

												