Home INC - Prevenção de Incêndios Após tragédia em shopping, no Rio, bombeiros reforçam fiscalizações em estabelecimentos comerciais

Após tragédia em shopping, no Rio, bombeiros reforçam fiscalizações em estabelecimentos comerciais

Em uma das vistorias, bombeiros levantaram que sete shoppings não tinham o AVCB. Tal fato reforça necessidade de fiscalização e orientações para medidas preventivas em diversos estabelecimentos comerciais

As repercussões do incêndio no Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ocorrido em 2 de janeiro, vitimando três visitantes e com dois brigadistas que vieram a óbito, geraram a intensificação de fiscalizações em tais estabelecimentos.

E os resultados causam preocupação: uma vistoria, que se iniciou em 28 de janeiro e sem data para término, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) identificou problemas em 47 dos 99 shoppings em todo o estado.

Ao g1, os bombeiros afirmaram que sete shoppings não tinham o AVCB, o certificado de aprovação da corporação, que atesta as medidas de segurança contra incêndio e pânico. Em outros casos, foram constatados projetos desatualizados ou que apresentavam falhas em sistemas de combate ao fogo, como luzes de emergência, hidrantes e rotas de escape.

 

Atenção em shopping no Rio

A corporação alerta ainda a checagem periódica desses itens, além de estar em conformidade com os regramentos para pleno funcionamento. “É responsabilidade do proprietário ou de seu representante legal garantir a manutenção permanente das medidas de segurança contra incêndio e pânico, em estrita conformidade com a legislação vigente”, alerta comunicado do CBMERJ, o replicado pelo site O Dia.

A corporação esclarece a providência de renovação do certificado sempre que houver modificações arquitetônicas ou alterações no layout da edificação — situação recorrente nesse tipo de empreendimento, em razão da dinâmica de atividades nele realizadas.

O cenário, entretanto, ainda se repete: em 26 de janeiro, um incêndio atingiu outro estabelecimento comercial, o Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio. Coincidentemente, as chamas começaram em um painel elétrico instalado no subsolo do prédio.

O CBMERJ informou que o quartel da região foi acionado às 17h30 e, perto das 18h30, o fogo já estava controlado, com o acesso ao estabelecimento liberado e sem informações de pessoas feridas.

 

Vistorias pelo Brasil

Outro episódio de grande repercussão foi o incêndio na Boate Kiss (confira nosso conteúdo especial aqui), o que impulsiona vistorias pelas forças de segurança no Brasil em bares, casas noturnas e restaurantes.

No Rio Grande do Sul, bombeiros do município de Soledade apoiaram e brigada militar da cidade de Ibirapuitã fizeram blitzen em duas boates dessa região em janeiro para verificar documentações e procedimentos de segurança e prevenção contra exploração sexual infantil. De acordo com o site Tua Rádio, os dois locais foram autuados e interditados, haja vista por não terem autorização de funcionamento nem equipamentos contra incêndios.

A checagem de centros históricos é também uma ação de extrema relevância, por conta da aglomeração expressiva de pessoas. No Maranhão, os bombeiros (CBMMA) recentemente vistoriaram 97 lojas na Rua Grande, maior centro comercial de São Luís, como parte da primeira etapa da operação Guardiões do Patrimônio Histórico, voltada a imóveis na região central da cidade.

Segundo o governo estadual, do total inspecionado, 80 lojas foram notificadas por não apresentarem extintores, iluminação de emergência, sinalização adequada, além de saídas de emergência irregulares e inexistência de brigadistas.

“Nosso objetivo principal é proteger vidas e patrimônios, garantindo que as lojas estejam adequadas às normas de segurança, especialmente em áreas de grande circulação de pessoas”, destacou o coordenador da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), responsável pela operação, tenente-coronel Wellington Araújo.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.