Sabemos que os cães são leais companheiros em nossas vidas, mas também desempenham um papel fundamental em buscas e salvamentos junto às forças de segurança, sendo companheiros dos bombeiros em ocorrências complexas e que exigem, literalmente, um faro aguçado.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) conta com o canil do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), localizado no bairro da Serraria, em Maceió. As primeiras atividades ocorreram em 2017, após a realização de cursos de formação no ano anterior, na cidade do Recife (PE), que capacitaram os primeiros militares para atuação na unidade.
O espaço tem seis cachorros, sendo três certificados nacionalmente em diversas especialidades, incluindo busca por pessoas vivas e localização de restos mortais em ambientes urbanos. “Os cães passam por treinamentos contínuos voltados à busca de vítimas e objetos em diferentes estágios de decomposição, o que possibilita a identificação e discriminação de odores ao longo do tempo”, informa comunicado da corporação.
Material humano e cães
Foi publicado no Diário Oficial de Belo Horizonte a Lei 11.963/2026, que dispõe sobre a autorização de doação de material humano para utilização no treinamento de cães em resgates (mais informações aqui).
De autoria do vereador Sargento Jalyson (PL), a norma tem como premissa ampliar a eficiência nessas ocorrências, sem o uso de substancias artificiais no treinamento. “Além de preservar a dignidade e respeitar a memória do corpo humano, a medida leva em consideração a preservação da saúde humana, já que o cão não tem contato algum com a parte humana, apenas com o odor”, disse.
Dois vetos foram feitos pelo Poder Executivo sob justificativa de “inconstitucionalidade formal” – atribuições a hospitais públicos e privados e a órgãos de segurança –, retornando para análise dos vereadores, que decidirão se mantém ou não os trechos no texto da lei.
Homenagem
A corporação do Ceará (CBMCE) homenageou a cadela Iara, integrante da Companhia de Busca com Cães no estado, que veio a óbito durante o deslocamento para a operação de buscas de dois irmãos que desapareceram no interior do estado do Maranhão.
Em nota, o Corpo de Bombeiros enalteceu a atuação da cadela em missões fora do estado, tornando-se a primeira da raça Braco Alemão certificada nacionalmente pela Ligabom na prova de Odor Específico.




