Home INC - Personalidades e Carreira Arcanjo 01 eleva resposta aérea do CBMPR com primeira piloto mulher

Arcanjo 01 eleva resposta aérea do CBMPR com primeira piloto mulher

Aeronave exclusiva amplia operações de emergência e resgate. Capitã Keyla Karas é a primeira mulher a pilotar helicóptero na história da corporação

A chegada do Arcanjo 01, o primeiro helicóptero exclusivo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), marca um avanço significativo na capacidade operacional da corporação em operações de emergência e resgate. A aeronave, que já demonstrou potencial em operações complexas como no combate a incêndios florestais, com mais de 50 lançamentos de água em um único dia, integra a recém-criada Unidade Aérea dos Bombeiros.

A nova unidade é composta por três pilotos e um operador aerotático, e conta com um feito histórico: a presença da Capitã Keyla Karas, a primeira mulher piloto de helicóptero do CBMPR.

A Capitã Keyla, que ingressou na corporação em 2008, buscou a aviação em 2024, motivada pela possibilidade de oferecer um atendimento completo e célere às vítimas.

“Sempre me emocionava ao ver as ocorrências sendo concluídas com o apoio do helicóptero, porque percebia que o atendimento era completo e no menor tempo possível, dando chance real de sobrevivência às vítimas. Hoje, poder estar nessa posição e ajudar diretamente as pessoas é o que me motiva todos os dias”, afirma a Capitã.

 

Mulheres em destaque na aviação de segurança do Paraná

O Arcanjo 01 amplia a capacidade de resposta do CBMPR em situações de desastres e salvamentos, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente, crucial para o cumprimento das missões de salvamento aéreo.

A conquista da Capitã Keyla Karas também é vista como um importante marco de inspiração, reforçando que a corporação está apta a receber e capacitar profissionais para atuar em qualquer função, independentemente do gênero.

O pioneirismo da Capitã Keyla soma-se ao de outras mulheres nas forças de segurança pública do Paraná:

  • Capitã Maitê Baldan (PMPR): Atuou como piloto de helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) de 2016 a 2022.
  • Daiane Zanon (PCPR): Piloto de avião na Polícia Civil desde 2019.
  • Capitã Jenifer Formanquevski (Casa Militar): Em 2024, tornou-se a primeira copiloto mulher da Casa Militar do Paraná, a primeira a possuir brevê para aviões e helicópteros na unidade.

A nova unidade aérea do CBMPR, com o Arcanjo 01 e sua equipe pioneira, reforça o compromisso do Paraná com a segurança pública e a modernização dos serviços de combate a incêndio e salvamento de vidas.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.