Como parte da quinta edição da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), organizações de saúde pelo país estão apresentando eventos que englobem pautas e propostas a favor da saúde das pessoas trabalhadoras, especialmente em tempos de novas formas de empregabilidade, “uberização” e terceirização de serviços.
É o caso da cidade de Feira de Santana, BA, que realizou a etapa macrorregional da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com representantes de 71 municípios da região Centro-Leste do estado, para elaborar propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional, na busca por uma política pública mais justa, segura e humanizada.
“A saúde do trabalhador é um direito humano. Infelizmente, ainda convivemos com relatos de violações, como o trabalho análogo à escravidão. É preciso manter esse diálogo vivo, contínuo e propositivo para que possamos prevenir doenças e acidentes ocupacionais”, pontua Verena Leal, chefe do setor de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, durante o evento, ocorrido neste mês no município.
Evento nacional
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª CNSTT é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde, e está em articulação em todo o país.
Neste mês, a CNS realizou em Brasília sua 366ª Reunião Ordinária, levando ações relativas ao documento orientador da 5ª CNSTT, a partir do Eixo 3 – Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
A atividade reuniu especialistas de movimentos sindicais, academia e movimentos populares, compondo um panorama plural e atual sobre os desafios da saúde no trabalho. “A participação popular é o principal instrumento de resistência frente às diversas violências que adoecem e matam”, frisa Eduardo Bomfim da Silva, do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), em sua exposição.
A etapa nacional da conferência acontece em Brasília, de 18 a 21 de agosto deste ano.
Foto: Renata Leite – prefeitura de Feira de Santana, BA