Recorrentemente falamos aqui do Bombeiro Mirim, ação em que os bombeiros de todo o país levam seus conhecimentos a crianças e jovens, que replicam a importância da prevenção de incêndios, cidadania, primeiros socorros, mas principalmente, o propósito de um futuro mais seguro.
Tal conexão gera frutos que são colocados em prática: no município de Juazeiro do Norte, CE, o vídeo de uma jovem apagando as chamas de uma motocicleta estacionada em um comércio ganhou as redes sociais. Quem estava na imagem é Sara Lídia Xavier Veras, aluna do Ensino Médio no 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior, que estava passando pelo local com a família quando viu que populares tentavam apagar com baldes d’água o fogo.
Prontamente a garota, que teve treinamento pelo programa do Corpo de Bombeiros (CBMCE) Jovem Brigadista de Valor em 2023, usou um extintor, debelando as chamas. “Quando concluímos o curso com louvor e nos deparamos com uma situação dessas, esse é um chamado para ajudarmos os cidadãos”, disse Sara, à TV local.
Em comunicado, a PMCE parabenizou a estudante, enfatizando que colégios militares contam com pelotões formados por adolescentes brigadistas: “Sua atitude rápida e corajosa não só evitou um desastre maior, como também mostrou a todos que presenciaram aquele momento, a força e o preparo dos nossos jovens”, enaltece a corporação.
Bombeiros Mirins
No país são várias as atividades das corporações para a transmissão de conhecimentos sobre essa cultura preventiva. Na cidade de Treze de Maio, SC, 86 estudantes do 4º ano do Centro de Educação Municipal Professora Nair Formentin Silva concluíram a jornada de Bombeiro Mirim, com práticas educativas desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMSC) com apoio da prefeitura.
Além de combate a incêndios, os participantes vivenciaram exercícios práticos com embarcações a motor, remo e motoaquática, bem como o uso da mangueira pressurizada. “O Bombeiro Mirim é um investimento no futuro da comunidade, moldando crianças mais preparadas, empáticas e conscientes de seu papel na sociedade”, comenta tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, ao Folha Regional.
“Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso dessa iniciativa e, especialmente, às famílias que confiaram no trabalho do CBMSC”, conclui o militar.