Por Dr. Marcio Bottaro
Marcando presença mais uma vez, o Brasil participou como membro P das reuniões do IEC TC78 – Live Working (Trabalhos sob Tensão), comitê internacional que possui comitês científicos de projeto, trabalho e manutenção espelhados por diversas comissões de estudo dentro do ABNT CB-032, ABNT CB-17 e ABNT CB-03.
A participação foi possível em virtude do apoio financeiro de empresas atuantes no CB-032 e que já financiaram a participação nacional no IEC PC128 em 2024 – CEDRO TÊXTIL, IDEAL WORK, JGB, JOB LUV, LEAL Equipamentos de Proteção, LEDAN, ORION SA, PyroSafeby Antex, SAYRO, VECTRA WORK e WESTEX: a Milliken Brand.
Desta vez, os eventos foram em Jonage (região de Lyon, França), entre os dias 18 e 22 de novembro de 2024. O delegado oficial brasileiro, que atuou como delegado chefe nacional, foi o Dr. Márcio Bottaro, membro do CB-032, coordenador do ABNT/CB-032/CE 032 006 004 “Riscos Térmicos – Calor e Chamas” e secretário do ABNT/CB-032/CE 032 006 005 “Luvas e Vestimentas – Riscos Elétricos”.
A semana foi aberta com a reunião do grupo de projeto TC 78/PT 63232, Electric arc performance of hand protection equipment – Test standard, que vem trabalhando normas de requisitos e ensaios para luvas de proteção contra efeitos térmicos de arcos elétricos – tema crítico no Brasil, uma vez que esse EPI para esse risco específico não está tipificado em nossa norma regulamentadora NR-6, mas ainda assim é fundamental para qualquer trabalho com energia elétrica no Sistema Elétrico de Potência, seja em contato ou não.
No grupo de projeto TC 78/PT 63232, o Brasil teve a oportunidade de apresentar um estudo sobre elementos isolantes térmicos utilizados nos ensaios de arco elétrico aberto, realizado pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE USP), que é fundamental para a continuidade das atividades do IEE USP nesse segmento, em virtude da cadeia de fornecimento nacional de suprimentos para os arranjos de ensaio. O estudo foi muito bem recebido e as conclusões foram aceitas para integrar os textos normativos internacionais em desenvolvimento.
A segunda reunião mais relevante da semana em Jonage foi a do grupo de trabalho WG 15 – Arc Flash Protection, que discutiu vários temas relevantes, entre eles o novo Relatório Técnico da IEC em fase final de aprovação, IEC TR 63491 ED1: Live working – Guidance for end users for the selection of personal protective equipment against the hazards of an electric arc, documento que pode servir de base para o estabelecimento de diretrizes sobre seleção de EPI para o perigo de arco elétrico e que vem sendo discutido simultaneamente no Brasil entre ABNT CB-032 e ABNT CB-03.
Ainda dentro do WG 15, o Brasil levou a proposição de estudo e produção de norma específica para impermeáveis que são utilizados no sistema elétrico onde há risco de ocorrência de arcos elétricos. Esses impermeáveis têm sido objeto de discussão no Brasil há alguns anos, e nesse sentido a proposta brasileira foi a de se obter uma harmonização internacional quanto à forma de se avaliar o desempenho essencial desse EPI quando utilizado em conjunto com vestimentas e outros EPIs para adequada proteção contra arcos elétricos. O tema foi apoiado por diversos delegados de países da CE e também das Américas, e foi conduzido à plenária.
Na reunião plenária para resoluções do próximo biênio do TC78, o chefe da delegação brasileira participou de todas as votações e os destaques para o Brasil foram as proposições de revisão das normas da série IEC 61482, fundamentais para o processo de certificação de vestimentas de proteção contra efeitos térmicos de arcos elétricos no Brasil, bem como a proposição do tema impermeáveis protegidos contra efeitos térmicos para arcos elétricos, o que foi debatido resultando em um novo grupo específico de estudos sobre o tema – Ad hoc (AdG) 20.
O representante brasileiro, Dr. Márcio Bottaro, foi eleito, por unanimidade, para coordenar as atividades do grupo Ad hoc (AdG) 20. É a primeira vez que o Brasil tem dentro do TC78 um coordenador de grupo Ad hoc, o que mostra que, após a participação ativa desde 2014, estamos começando a integrar de fato o comitê internacional IEC TC78.
Fechando a participação na semana de eventos do IEC TC78, houve a participação no grupo TC 78/WG 14 – Diagnostic Equipment, grupo que é espelhado no ABNT CB-03, no qual o destaque foi a reorganização e retomada de projetos, particularmente relacionados a detectores de tensão capacitivos, resistivos e bipolares, fundamentais para o cumprimento dos procedimentos de desenergização previstos na NR-10.
Infelizmente, a participação de membros brasileiros ainda é tímida no IEC TC78, mas estamos avançando muito no sentido de contribuições técnicas nesse comitê científico. Isso se deve principalmente ao desenvolvimento de laboratórios nacionais com tecnologia equiparada aos laboratórios internacionais, como é o caso do LAEVe IEE USP (Laboratório de Arco Elétrico para Ensaios de Vestimentas), e pelo apoio imprescindível das empresas que integram o CB-032 e compreendem que o melhor caminho para a normalização é a harmonização internacional, por meio da qual a participação direta e efetiva, embasada em estudos e produção científica nos projetos normativos em sua raiz, traz sempre os melhores resultados.
Novamente deixamos os agradecimentos a estas empresas: CEDRO TÊXTIL, IDEAL WORK, JGB, JOB LUV, LEAL Equipamentos de Proteção, LEDAN, ORION S/A, PyroSafeby Antex, SAYRO, VECTRA WORK e WESTEX: a Milliken Brand, e ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo por sua cooperação voluntária dentro do ABNT CB-032 e ABNT CB-03.

Márcio Bottaro (à esquerda) coordena as atividades do
grupo Ad hoc (AdG) 20 do IEC TC78 (Foto: arquivo do autor)
Artigo elaborado por: Dr. Marcio Bottaro, coordenador da comissão de Estudos do ABNT/CB-032, da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg).