Por Dr. Marcio Bottaro
De forma inédita, o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE USP), com apoio financeiro das empresas CEDRO TÊXTIL, IDEAL WORK, JGB, LEAL, LEDAN, ORION e WESTEX a MILIKEN BRAND e da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), sediou a última reunião plenária e dos grupos de trabalho do comitê internacional de projetos PC 128 (Operation of Electrical Installations – Operação de Instalações Elétricas), da Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC).
Os dias 11 e 12 de fevereiro de 2025 foram particularmente especiais para esse desfecho, já que esse grupo especial da IEC concluiu seus trabalhos com a produção de uma especificação técnica, o documento internacional IEC TS 63527 – Operation of Electrical Installations – Safe Management and Operation of Electrical Installations. Com esse feito, o grupo foi oficialmente dissolvido pela IEC e deve dar lugar em breve a um comitê técnico (TC) que provavelmente será designado como IEC TC 128 Operation of Electrical Installations.
Vale destacar que o documento de especificação técnica da IEC tem uma similaridade muito grande com a norma brasileira ABNT NBR 16384 – Segurança em eletricidade — Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade. Em função dessa aproximação e do maior envolvimento do Brasil nesse comitê internacional, será uma grande oportunidade de revisão da norma brasileira, que certamente vai ganhar aprimoramentos importantes oriundos do TS. Além disso, muitas informações sobre os perigos térmicos relacionados aos arcos elétricos, que hoje estão inseridos na norma nacional atualmente em consulta pública, ABNT NBR 17227 – Gerenciamento de riscos de energia incidente, precauções e métodos de cálculo, poderão ser uma contrapartida do Brasil para esse comitê em formação na IEC.
Nas reuniões dos grupos de trabalho houve a participação de dois membros especialistas dos Comitês Brasileiros de Normalização CB-032 e CB-03: o Dr. Márcio Bottaro, pesquisador há 30 anos na Universidade de São Paulo e coordenador nas comissões de estudo CE 032:006.004 “Riscos Térmicos”, que coordenou a acolhida aos membros de diferentes países que compareceram a esse importante evento; e o engenheiro Marcos Rogério, diretor da TECPRO Soluções em Energia Elétrica, representando o ABNT CB-03, comissão de estudos CE-003:064.012 “Segurança Elétrica”. A oportunidade de realizar a reunião no Brasil foi motivada pelos membros do IEC PC 128, em maio de 2024, quando o grupo se encontrou em Santiago do Chile.
Atuando no IEC PC 128 desde 2023, o Brasil — que teve seu ingresso motivado por um convite de membros do IEC TC 78 (Technical Committee for Live Working) durante a participação do Dr. Márcio Bottaro na reunião plenária desse grupo em Oslo – Noruega — agora tem a oportunidade de participar da criação de um comitê técnico internacional, o futuro IEC TC 128, onde vários temas já foram propostos na plenária, que ocorreu em São Paulo, no IEE USP.
Os destaques que serão tratados em reunião a ser definida dentro da IEC para este novo comitê técnico tratam da manutenção do IEC TS 63527 e novos temas, principalmente relacionados aos trabalhos com energias renováveis, tratando temas muito relevantes como:
-
Proteção em corrente contínua de geradores fotovoltaicos e eólicos;
-
Sistemas de controle e armazenamento de carga;
-
Postos de abastecimento e manutenção de veículos híbridos e totalmente elétricos, onde a segurança contra efeitos térmicos em arcos elétricos vem sendo explorada com muita atenção.
VISITA AO LABORATÓRIO DE ARCO ELÉTRICO EM VESTIMENTAS DO IEE USP (LAEVe)

Foto: Mônica Silva de Oliveira
Um dos pontos altos da reunião no Brasil foi a oportunidade dada aos participantes do IEC PC 128 de conhecer o laboratório de arco elétrico padronizado para ensaios de EPI, o LAEVe, localizado nas instalações do Laboratório de Altas Potências do IEE USP.
A visita técnica foi um evento dentro do cronograma das reuniões e contou com a cooperação dos técnicos do LAEVe para a demonstração ao vivo de um ensaio em vestimentas de proteção contra riscos térmicos de arcos elétricos.
A surpresa e satisfação dos participantes internacionais em conhecer e acompanhar o ensaio no Brasil foi única para a grande maioria que, até então, só havia conhecido laboratórios de ensaios de arco elétrico confinados (Box test). O laboratório, que figura como um dos quatro laboratórios padronizados no mundo e o único no hemisfério sul, impressionou pela tecnologia desenvolvida inteiramente no Brasil, bem como sua infraestrutura de hardware e software, desenvolvida, implementada e mantida pelo IEE USP.
As reações em assistir a uma exibição de ensaio ao vivo e poder discutir detalhes técnicos de como são realizadas as provas e avaliados os resultados pelos sistemas computacionais desenvolvidos na USP deixaram uma marca muito positiva em todos os participantes.
De olho em 2026, o futuro TC 128 já conta com a continuidade dos membros do PC 128 para dar andamento aos importantes trabalhos de segurança aos trabalhadores do setor elétrico de todo o mundo.
Artigo elaborado por:
Dr. Marcio Bottaro,
Coordenador da comissão de Estudos do ABNT/CB-032,
da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg)
Publicado na edição 518 (março/abril 2025) – Revista Cipa & Incêndio