As brigadas de incêndio, além de um elemento obrigatório, congregam a participação de servidores e profissionais da área, sendo um conjunto essencial na preservação de vidas e preparo pertinente em uma situação real em locais de grande circulação, como os Tribunais de Justiça (TJ) e edifícios públicos.
Em Pinhais, PR, o prédio da prefeitura foi palco de um exercício simulado de saída segura (evacuação), como parte desse treinamento contínuo em como lidar em situações de emergência, como incêndios e outros desastres.
A brigada, composta por funcionários da própria prefeitura, coordenou a ação, garantindo que todos saíssem em segurança e de forma organizada. “O treinamento é fundamental para que todos saibam como agir em caso de emergência real. A simulação nos permite identificar possíveis falhas e aprimorar nossos procedimentos”, explicou Arthur Merlian Strukoski, técnico de Segurança do Trabalho.
A ação foi acompanhada por representantes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, que avaliaram o desempenho da brigada e ofereceram sugestões.
Brigadas em autarquias
Em Mato Grosso, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluíram o Curso de Brigada de Incêndio Tipo I e Primeiros Socorros, com objetivo de prepará-los a atuar na prevenção e no combate inicial a incêndios.
Ministrada pelos soldados do Corpo de Bombeiros, Enderson Nunes dos Santos, Aygo Resende Rodrigues de Souza, Lucas Assunção Rodrigues, Weslei Lopes da Silva e Jeferson Correa de Almeida, o treinamento foi destinado a todos os servidores, independentemente do vínculo, e buscou garantir que estejam preparados a agir de forma célere em situações de emergência.
“É fundamental não apenas para quem atua diretamente na linha de frente, mas para toda a sociedade, pois fortalece a cultura da prevenção e o cuidado com as pessoas e o ambiente em que trabalhamos”, destaca, ao Portal Mato Grosso, Mariana de Oliveira, residente técnica e cursista.
No mesmo estado, 30 pessoas, entre servidores, estagiários e terceirizados, participam de tal curso no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MT). A ação também é uma exigência de segurança para o recebimento do alvará concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT).
“É algo importante para aprendermos e aplicarmos nas nossas vidas. A Brigada de Incêndio também passará por atualização, uma vez por ano. Contamos com, ao menos, três pessoas por andar e explicamos a cada setor a importância do curso”, comenta Gilvana Martins de Souza, chefe da Seção de Infraestrutura e Gestão Mobiliária.