Sabemos que a educação sobre SST é o ponto de partida e principal para levar conhecimento a todas as pessoas, especialmente aos jovens, que serão futuramente trabalhadoras e trabalhadores, fortalecendo a consciência preventiva não somente no ambiente laboral, mas também na esfera familiar e em seu território, já que essas pessoas se tornam multiplicadoras desse conteúdo aprendido.
Para tanto, a turma de Enfermagem do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na cidade de Três Lagoas, MS, promoveu no colégio Salesiano Dom Bosco, uma série de palestras e orientações sobre saúde coletiva, prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e conscientização comunitária, em maio.
“Durante a apresentação, foram discutidos os riscos do ambiente laboral quando não há controle adequado, e enfatizada a necessidade do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também foi reforçada a importância da adoção de comportamentos seguros no dia a dia, com foco na prevenção como principal ferramenta de proteção à saúde dos trabalhadores”, informa reportagem da Rádio Caçula, sobre uma das palestras ocorridas, com a docente Fernanda Cristina, com o tema “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho”.
Gerando Futuro
A atividade faz parte das ações desenvolvidas pela Missão Salesiana Gerando Futuro Três Lagoas, projeto que há quase uma década atua na aprendizagem como principal ferramenta para efetivar um atendimento educativo e profissionalizante a adolescentes, jovens e suas famílias na comunidade.
Dividido em dois eixos com foco na educação para o trabalho, atende adolescentes de 14 a 17 anos (eixo 1), oferecendo cursos que despertem competências e habilidades;e a qualificação profissional, atendendo também pessoas a partir dos 18 anos (eixo 2) com cursos que auxiliem“no resgate da identidade, autoestima, responsabilidade, autonomia, exercício de cidadania e integração social”, informa o site do projeto.