Idas a galerias em vez de reuniões técnicas, pincéis em vez de celulares. A arteterapia, presente em consultórios e hospitais, está sendo aplicada também no mundo corporativo e tornou-se um tema de interesse, em especial com as mudanças na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), sobre riscos psicossociais.
Um exemplo é o Meu Ateliê, espaço criativo em São Paulo, que conta com a opção Team Building, em que os funcionários passam por uma imersão por meio da pintura. De acordo com Samuel Caixeta, artista plástico e fundador, empresas que participaram da vivência sentiram aumentar o engajamento (85%), a comunicação afetiva (70%) e reduzir conflitos (50%).
Arteterapia no trabalho
“A arte pode ser uma ferramenta para ajudar as pessoas a se conectarem consigo mesmas e com os outros, pois transforma conflitos e melhora o desempenho. Atualmente, vivemos uma epidemia silenciosa no trabalho: muitos profissionais relatam sintomas de Burnout, mas ainda têm dificuldade em encontrar espaços seguros para se expressar emocionalmente. É nesse panorama que a arteterapia entra como um canal alternativo e eficaz”, comenta, ao RH para Você, Caixeta.
E isso é explicado cientificamente: de acordo com estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), práticas sensoriais no contexto corporativo ativam o circuito da empatia, fortalecendo vínculos sociais e confiança interpessoal. “Em tempos de transformação organizacional, formar líderes está em cultivar relações mais humanas, adaptativas e empáticas. E é justamente nesse ponto que experiências sensoriais ganham ainda mais relevância”, salienta artigo da Vinho Tinta, local também em São Paulo, que combina pinturae apreciação de vinhos.
Psicologia organizacional
A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) tem como foco o estudo de fenômenos psicológicos relacionados às organizações, gestão de pessoas, saúde e cultura do trabalho, segundo o Conselho Federal de Psicologia (Nota Técnica CFP nº 18/2024).
Recentemente, o órgão lançou a cartilha “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT): Você Precisa Conhecê-la”, voltada a psicólogos e a sociedade, com aprofundamentos e reflexões sobre essa área e sua atuação desde espaços tradicionais, como empresas privadas e públicas, até nos contextos emergentes, como startups, instituições esportivas e terceiro setor.
“A POT é uma área que está historicamente presente na psicologia e contribui profundamente nos avanços em assuntos como a saúde mental, principalmente quando pensamos em cenários de precariedade nos mundos do trabalho.Vem também para auxiliarmos no entendimento da saúde dos trabalhadores, na produtividade e na visão do trabalho como direito humano”, reforça Daiane Rose Cunha Bentivi, psicóloga especializada em POT e uma das autoras da publicação.
A íntegra do lançamento da cartilha pode ser acessada neste link.