Home SST - Saúde Ocupacional Empresas adotam conceito da arteterapia em benefício da saúde mental

Empresas adotam conceito da arteterapia em benefício da saúde mental

A arteterapia está sendo uma diretriz para combater o burnout e melhorar o bem-estar dos funcionários, gerando mais engajamento e comunicação efetiva

Idas a galerias em vez de reuniões técnicas, pincéis em vez de celulares. A arteterapia, presente em consultórios e hospitais, está sendo aplicada também no mundo corporativo e tornou-se um tema de interesse, em especial com as mudanças na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), sobre riscos psicossociais.

Um exemplo é o Meu Ateliê, espaço criativo em São Paulo, que conta com a opção Team Building, em que os funcionários passam por uma imersão por meio da pintura. De acordo com Samuel Caixeta, artista plástico e fundador, empresas que participaram da vivência sentiram aumentar o engajamento (85%), a comunicação afetiva (70%) e reduzir conflitos (50%).

 

Arteterapia no trabalho

“A arte pode ser uma ferramenta para ajudar as pessoas a se conectarem consigo mesmas e com os outros, pois transforma conflitos e melhora o desempenho. Atualmente, vivemos uma epidemia silenciosa no trabalho: muitos profissionais relatam sintomas de Burnout, mas ainda têm dificuldade em encontrar espaços seguros para se expressar emocionalmente. É nesse panorama que a arteterapia entra como um canal alternativo e eficaz”, comenta, ao RH para Você, Caixeta.

E isso é explicado cientificamente: de acordo com estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), práticas sensoriais no contexto corporativo ativam o circuito da empatia, fortalecendo vínculos sociais e confiança interpessoal. “Em tempos de transformação organizacional, formar líderes está em cultivar relações mais humanas, adaptativas e empáticas. E é justamente nesse ponto que experiências sensoriais ganham ainda mais relevância”, salienta artigo da Vinho Tinta, local também em São Paulo, que combina pinturae apreciação de vinhos.

 

Psicologia organizacional

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) tem como foco o estudo de fenômenos psicológicos relacionados às organizações, gestão de pessoas, saúde e cultura do trabalho, segundo o Conselho Federal de Psicologia (Nota Técnica CFP nº 18/2024).

Recentemente, o órgão lançou a cartilha “Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT): Você Precisa Conhecê-la”, voltada a psicólogos e a sociedade, com aprofundamentos e reflexões sobre essa área e sua atuação desde espaços tradicionais, como empresas privadas e públicas, até nos contextos emergentes, como startups, instituições esportivas e terceiro setor.

“A POT é uma área que está historicamente presente na psicologia e contribui profundamente nos avanços em assuntos como a saúde mental, principalmente quando pensamos em cenários de precariedade nos mundos do trabalho.Vem também para auxiliarmos no entendimento da saúde dos trabalhadores, na produtividade e na visão do trabalho como direito humano”, reforça Daiane Rose Cunha Bentivi, psicóloga especializada em POT e uma das autoras da publicação.

A íntegra do lançamento da cartilha pode ser acessada neste link.

 

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.