Home SST - Prevenção de Acidentes Empresas incorporam práticas ligadas ao ESG na rotina corporativa da SST

Empresas incorporam práticas ligadas ao ESG na rotina corporativa da SST

Por meio do S, o conceito social do ESG, a SST tem sido uma ferramenta preponderante para que a prevenção seja exitosa e, principalmente, aplicável nas operações

Já não é novidade a implantação de práticas ESG, referentes ao meio ambiente (Environmental), responsabilidade social (Social) e governança corporativa (Governance), dentro das empresas e a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é ferramenta preponderante para que esse conceito seja exitoso e, principalmente, aplicável nas operações. Neste aspecto, o S, conceito do Social no ESG, tem sido destacado nas ações em prol da prevenção nos ambientes laborais.

E não é para menos, segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, 89,1% (8.758) das 9.827 indústrias com 100 ou mais ocupações implementaram uma iniciativa ou prática ambiental, que envolva a gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos, emissões atmosféricas e uso do solo. Já atender as normais legais (89,5%) e melhorar eficiência operacional e reduzir custos/riscos (84,4%) foram os benefícios mais apontados, de acordo com a pesquisa.

Vale lembrar que a SST também engloba os impactos externos nos trabalhadores, especialmente quando nos debruçamos na Norma Regulamentadora 9 (NR-9). A norma estabelece a avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, que devem ser reportados e incorporados ao inventário do Programa de Gerenciamento Riscos (PGR).

ESG e saúde psicossocial

A RIC Ambiental promoveu recentemente um encontro sobre “Saúde Psicossocial nas Normas Regulamentadoras”, reunindo superintendências e líderes de setores da empresa de saneamento em Marília, SP para falar das NRs 1 (disposições gerais) e 17 (ergonomia), abrangendo principalmente temas que versam o bem-estar e a saúde psicossocial de todos os atores dentro da organização.

“Não se trata somente de cumprir normas, mas de construir vínculos mais fortes entre os times. A saúde mental deve ser uma prioridade constante e realizar tais conversas aproxima os colaboradores, fortalece o cuidado com o outro e contribui para um ambiente de trabalho mais colaborativo, acolhedor e produtivo”, conta Ana Fregatto, gerente de Recursos Humanos na companhia.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.