Home SST - Saúde Ocupacional Empresas que investem em saúde ocupacional saem na frente na retenção de talentos

Empresas que investem em saúde ocupacional saem na frente na retenção de talentos

Entre as ações que envolvem a saúde ocupacional está a integração de dados e da telemedicina para frear alta de acidentes no país e garantir retorno sobre o investimento

Assunto recorrente aqui, a saúde ocupacional não engloba somente o cumprimento de regras de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), mas também proporciona a redução de absenteísmo e soma a produtividade dos colaboradores, sendo a pauta das empresas que querem a cultura preventiva em suas ações.

Gestão e tecnologia regem esses planos, porém o cenário ainda desanima: somente no primeiro semestre de 2025, o Brasil registrou 380.376 acidentes de trabalho e 1.689 óbitos, aumento de 9% e 5,63%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Ministério do Trabalho.

 

Pontos a favor da retenção de talentos

Rodrigo Araújo, técnico em Segurança do Trabalho e CEO da Global Work, especializada em saúde ocupacional, ao Segs, explica que o planejamento deve unir diagnóstico completo, com análise de ROI (Retorno Sobre o Investimento) e metas claras de SST, alinhando o cuidado com as pessoas à performance do negócio. “Quando saúde ocupacional entra na pauta estratégica, toda a empresa ganha, o colaborador, o gestor e o resultado financeiro”, resume.

Araújo destaca alguns pontos a serem observados, como a revisão de indicadores de saúde corporativa, a integração de dados de absenteísmo e afastamentos e o reforço de programas de saúde mental, temas que ganharam relevância com a obrigatoriedade de eventos no eSocial, como o S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e o S-2240 (Condições Ambientais de Trabalho).

“Hoje, as decisões são guiadas por dados e indicadores compartilhados, permitindo que a saúde ocupacional ganhasse espaço no planejamento estratégico, lado a lado com outras metas, como as financeiras e de sustentabilidade”, ressalta o executivo, sobre a integração entre os departamentos de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional deixou de ser uma tendência.

 

Digitalização

Para Geysa Xavier, coordenadora de marketing no Portal Telemedicina, ferramentas como a digitalização é um ponto importante. Indústrias que adotam telemedicina em seus ambulatórios internos ampliam eficiência e constroem ambientes mais seguros. “A Norma Regulamentadora 4 (NR-4, sobre Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SSMT) exige uma estrutura rigorosa às empresas de grau de risco 3 e 4, com equipes especializadas, ambulatórios internos e uma rotina extensa de exames periódicos”, pontua.

Ela acrescenta que ao ter um suporte médico imediato, evita-se deslocamentos desnecessários, corrige-se condutas em tempo real e, consequentemente, há redução de agravamento de quadros clínicos. “Com a teleconsulta é possível monitorar indicadores de saúde, identificar tendências e agir preventivamente, fortalecendo a cultura de segurança”, escreve a especialista, ao Diário do Nordeste.

No Paraná, servidores da prefeitura de Curitiba conta com o Portal do Servidor para agendamentos e orientações, além de possibilidade de atendimento remoto, dependendo do caso.

“Nós fazemos atendimentos online, para evitar que o servidor se exponha em situações como os que estão em tratamento de doenças como câncer, os que tenham feito cirurgia há poucos dias”, conta Fernanda Zwir, diretora do Departamento de Saúde Ocupacional, que abrange as áreas de Perícia Médica, Medicina do Trabalho, Psicologia e Serviço Social e Segurança do Trabalho da prefeitura.

Foto: senivpetro; Freepik

1 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.