Home INC - Prevenção de Incêndios Estádios também passam por vistorias do Corpo de Bombeiros

Estádios também passam por vistorias do Corpo de Bombeiros

Palcos de eventos com grande número de pessoas que vão desde partidas e competições esportivas até shows musicais, os estádios e ginásios poliesportivos também precisam se adequar às normas e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros, o que inclui a emissão do Auto de Vistoria (AVCB) e formação de uma brigada de incêndio interna.

Para que um estádio de futebol, por exemplo, funcione é preciso que atenda plenamente a Portaria nº290/15 do Ministério do Esporte, que são exigidos laudos de segurança; vistoria de engenharia para acessibilidade e conforto; prevenção e combate a incêndio e pânico e condições sanitárias e de higiene.

 

Vistorias nos estádios

 

No caso do AVCB, que é um documento estadual, as vistorias feitas pelo Corpo de Bombeiros local tem como finalidade certificar que, durante a vistoria, a edificação tem condições de segurança contra incêndio, prevista pela legislação e constantes no projeto técnico de proteção contra tal ocorrência, estabelecendo um período de validação. “Ressaltando que o AVCB não substitui o Laudo de Prevenção e Combate de Incêndioe Pânico (previsto no Decreto Federal 6.795/2009), e sim é um complemento do referido laudo”, salienta o Manual dos Laudos Técnicos dos Estádios de Futebol, disponível online pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Em agosto último, e o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realizaram uma vistoria no estádio São Januário, do Vasco da Gama, para analisar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apresentado pelo time ao MP/RJ para liberar a volta do público ao estádio, que não recebe torcedores desde 22 de junho.  “Avaliamos diversas estruturas, como sistema de prevenção contra incêndio e pânico, os postos médicos e as saídas de emergência. Tudo isso é colocado no relatório”, disse, à época, ao Ge, Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Em novembro, o time apresentou um projeto de reforma e ampliação do ‘novo São Januário’, com a modernização de todo o complexo esportivo, que, segundo reportagem do site ESPN, terá capacidade ampliada para quase 50 mil pessoas com a construção de uma nova arquibancada.

 

Treinamentos

 

Os estádios são também espaços para capacitação dos bombeiros para ocorrências diversas. No Ceará, o Corpo de Bombeiros Militar da cidade de Horizonte promoveu um treinamento, em janeiro, ministrado pelo tenente-coronel Marcos Gomes, comandante da 2ª CIA/2º BBM do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMCE), com o foco em preparar os profissionais para situações de emergência em eventos esportivos.

Segundo informações do CBMCE, a primeira parte do treinamento foi a aprendizagem sobre legislações, normas técnicas, conceitos arquitetônicos e construtivos de estádios, e exigências de proteção contra incêndio e pânico foram abordados em detalhes. “Um Procedimento Operacional Padrão (POP) específico para estádios de futebol também foi apresentado e discutido, servindo como guia para atuação dos bombeiros em cenários emergenciais”, informa nota.

Já a parte prática foi realizada no estádio Horácio Domingos de Sousa, conhecido como Domingão, com simulaçõese testes de equipamentos, que tiveram o apoio de brigadistas do local, os bombeiros participantes e alunos do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV), ação desenvolvida pelo CBMCE.

 

Copa do Mundo

 

Durante a Copa do Mundo ocorrida no Brasil em 2014, cerca de 500 pessoas, entre bombeiros, PM, órgãos de segurança da FIFA e voluntários, participaram de um simulado de resgate no Maracanã para testar o Plano de Evacuação e o Plano de Emergência Médica elaborados pelo Comitê Organizador Local e aprovado pelo CBMERJ.

Foram deslocadas 20 viaturas e helicópteros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para a atividade, que incluiu a evacuação de um setor do estádio. “A integração é um fator importante. A PM e o Corpo de Bombeiros, especialmente  já têm experiência de atuação em estádios, mas também queríamos integrar os órgãos com os agentes de empresas privadas que compõem esse grande planejamento”, disse à Agência Brasil, coronel Sérgio Simões, então secretário de Defesa Civil e comandante-geral dos bombeiros.

 

Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

0 FacebookWhatsappEmail

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.