Colaboradores do Instituto Cândida Vargas (ICV) participaram de uma capacitação sobre brigada de incêndio, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), sendo ministrada a instrução pelo tenente Deivison Silva.
O ICV tem em seu escopo o serviço especializado de média e alta complexidade em atenção obstetrícia e neonatal. Na ocasião, foram capacitados 30 servidores, que puderam aprender medidas preventivas de combate a incêndios e primeiros focos de chamas, cujo conhecimento pode ser aplicado no ambiente hospitalar e em residências.
“Explicamos como um incêndio se inicia, as formas de extinção, os tipos de extintores e como utilizá-los corretamente, além de uma prática de manuseio dos extintores e orientamos sobre prevenção. Reforçamos a importância de difundir isso entre os colegas de trabalho e familiares, pois a cultura da prevenção deve ser disseminada”, comenta o tenente do CBMPB.
ICV garante segurança do trabalho
O instituto pretende realizar mais treinamentos como esse para reduzir riscos e custos com sinistros e acidentes, bem como garantir a proteção da vida e do patrimônio, como a possibilidade de prestar os primeiros socorros quando necessário e os servidores precisam estar preparados para tal ocorrência, informa nota.
“Os funcionários são capacitados para atuar na prevenção, identificando possíveis riscos e adquirindo noções essenciais sobre combate a incêndios. Também são treinados em primeiros socorros e evacuação segura do local, sempre com o objetivo de proteger as pessoas e o patrimônio da maternidade”, destaca Rodrigo Formiga, o técnico em segurança do trabalho do ICV.
Foto: prefeitura de João Pessoa, PB