Home INC - Capacitação e Treinamento Lei Lucas: unidades educacionais participam de treinamento para atuação em situações emergenciais

Lei Lucas: unidades educacionais participam de treinamento para atuação em situações emergenciais

Capacitação de brigadas e vistorias constantes formam um escudo preventivo que protege alunos, pacientes e vizinhança

Com a volta às aulas, o trabalho dos bombeiros se faz ainda mais presente na capacitação de professores, alunos e demais colaboradores, no cumprimento não apenas da Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida por Lei Lucas (saiba mais aqui), mas também na aplicação de vistorias, uma fórmula que resulta no salvamento de vidas, prevenção de possíveis acidentes e salvaguarda que se estende à comunidade do entorno desses estabelecimentos pelo Brasil.

Em João Pessoa (PB), vigilantes, merendeiras e inspetores que trabalham nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino participaram, na Escola Municipal Aruanda, bairro Bancários, de um treinamento de combate a princípios de incêndio e primeiros socorros, ministrado pela Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros.

Além de vivências práticas, os participantes também responderam uma prova com 10 questões para interiorizar informações importantes, como número de telefone dos bombeiros, comportamento em uma situação emergencial, avaliação primária e secundária de vítima, desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiopulmonar, teoria do fogo e tipos de extintores.

“A função das brigadas é estarem presentes nos turnos e são as primeiras que estão para agir de forma imediata e eficaz. A formação não só abrange o espaço em que atuam, ou seja, escolar, porque também podem agir em um ambiente externo, ou seja, também fazer toda a segurança dentro e fora da instituição”, explicou o instrutor de Brigadas de Incêndio do Corpo de Bombeiros, tenente Tavares.

 

Lei Lucas: ações nas escolas e nos hospitais

Já em Minas Gerais, as corporações (CBMMG) de diversas cidades realizaram a Operação Rota de Emergência, iniciativa anual que promove simulados de abandono seguro, capacitações e ações preventivas em escolas e unidades de saúde (confiras ações aqui).

Com o objetivo de fomentar a cultura de autoproteção, preparar comunidades para situações de emergência e fortalecer a segurança contra incêndio e pânico em todo o estado, a operação envolve profissionais, alunos e pacientes, formando uma integração entre forças de segurança e população.

O pelotão de Bombeiros Militar em Janaúba realizou um simulado na Escola Estadual Professora Nhá-Gui Azevedo, envolvendo cerca de 240 alunos e 22 funcionários, contribuindo para o desenvolvimento do plano de intervenção na unidade de ensino.

Em Teófilo Otoni, por sua vez, os simulados ocorreram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal Dr. Raimundo Gobira, envolvendo testes de tempo de resposta, sinalização de emergência, rotas de fuga e atuação de brigadas internas. Em comunicado, a corporação destacou o alinhamento na saída segura de dezenas de pessoas e na validação dos protocolos operacionais nessas unidades, conhecidas pelo atendimento de pacientes de alta complexidade.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.