Indo além da obrigatoriedade, a formação de brigadas de incêndio promovem a integração daqueles que trabalham dentro de edificações que recebem uma grade quantidade de pessoas, especialmente no que se refere ao funcionalismo público, como o caso da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que juntos promoveram um curso de brigadistas aos policiais penais do estado.
Ao todo, 21 servidores de todas as unidades prisionais participaram da formação, que aprenderam com as aulas ministradas do CBMSE a teoria do fogo, formas de prevenção e extinção, manuseio de equipamentos de proteção contra o calor e primeiros socorros, com ênfase em atendimento pré-hospitalar.
“A capacitação em brigadista de incêndio e primeiros socorros reforça a política de valorização dos servidores e garante mais segurança dentro das unidades prisionais. Estamos nos preparando não apenas para demandas do sistema prisional, mas também para agir em situações de emergência que podem salvar vidas”, comenta Sydney Marinho, diretor da Egesp.
Desenvolvimento social e proteção dos servidores e comunidade
Em Itupeva, SP, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura participaram de tal capacitação, em parceria com a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), com o objetivo de preparar os servidores para agir em situações de emergência, garantindo segurança aos próprios colaboradores e sociedade.
Noções de combate a incêndio, utilização de extintores e primeiros socorros foram os pontos abordados do curso, que tiveram a participação de colaboradores do Agiliza Itupeva, inciativa que engloba, em um único local, diversos serviços aos munícipes, como emissão de RG, Cartório Eleitoral, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Receita Federal.
“A capacitação em Brigada de Incêndio é fundamental para que nossos servidores estejam prontos a agir em casos de necessidade, de forma a garantir a segurança nos equipamentos públicos e o cuidado com todos que utilizam nossos serviços”, comenta Eliana Alencar, secretária da pasta.


