Home SST - Indicadores Pesquisas apontam aprovação da redução da jornada para melhoria da qualidade de vida

Pesquisas apontam aprovação da redução da jornada para melhoria da qualidade de vida

Em meio às discussões da redução da jornada de trabalho, pesquisas reforçam a reflexão sobre esse assunto. De acordo com o levantamento “Os brasileiros e a jornada de trabalho”, feita pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, a redução de 44 horas semanais é apoiada por 65% dos brasileiros e entre quem está no mercado de trabalho, formal ou informal, o apoio é de 66%, assim como entre a População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, todas as pessoas que com trabalho remunerado.

Já aos que estão à procura de se recolocar, o índice é ainda mais expressivo, aponta o estudo: “A redução é apoiada por 73% dos desempregados do país, mostrando que esse público trabalha com a perspectiva de que uma eventual mudança, se aprovada, criaria novas vagas de emprego por quem procura um espaço no mercado de trabalho brasileiro”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

A mesma pesquisa também perguntou da possibilidade de um tempo livre, caso houvesse a redução de jornada: 65% dos brasileiros acreditam que uma semana com quatro dias de trabalho traria maior qualidade de vida, sendo que 29% das mulheres dedicariam o dia a mais de folga para cuidar da própria saúde, enquanto 20% dos homens faria isso.  E 19% dos jovens de até 24 anos usariam as horas extras para praticar atividades físicas.

 

Redução e tempo para si

 

Segundo outro levantamento, este de 2024 do DataSenado, 48% entendem que a qualidade de vida dos trabalhadores do país é regular e para 67% (112,8 milhões de brasileiros), o principal desafio que os trabalhadores enfrentam em relação à qualidade de vida é o valor do salário, seguidos pelo deslocamento e pelas condições de trabalho.

Para 54% (92,1 milhões) dos respondentes, a carga horária menor iria melhorar a qualidade de vida, beneficiando a saúde mental. “Sobre o tempo livre conquistado, 40% (37,7 milhões) afirmam que usariam o dia livre para dedicar tempo à família, 17% aos cuidados com a própria saúde e 16% para capacitar-se. Fazer renda extra seria a preferência para 11% dos trabalhadores, seguido por praticar exercícios físicos e lazer, com 8% e 6%, respectivamente”, salienta o estudo do Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos – MS).

Foto: Freepik

0 FacebookWhatsappEmail

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.