Home SST - Produtos & Serviços Programa emite primeiro relatório internacional para certificar EPI fabricado por empresa na África

Programa emite primeiro relatório internacional para certificar EPI fabricado por empresa na África

Criado há 18 anos sob liderança do pesquisador Hamilton Ramos, o programa IAC de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura deu mais um importante passo para sua internacionalização. Nos últimos dias, expediu o primeiro relatório internacional de qualidade a vestimentas protetivas agrícolas (EPI) fabricadas pela Vast Brend Limited, empresa da República do Quênia. A expectativa, agora, é a de estender a atividade do IAC-Quepia a outros países da África, onde a agricultura é emergente e promissora.

Conforme Ramos, a Vast Brend Limited passa a ser a primeira fabricante de EPI do continente africano, formado por 54 países, a comercializar produtos do gênero com qualidade assegurada pela ISO 27065. A emissão do relatório, acrescenta o pesquisador, contou também com envolvimento do Consórcio Internacional de Qualidade de EPI na Agricultura, que reúne oito países como Alemanha e Estados Unidos. “O Consórcio possibilitou os testes de qualidade e segurança realizados pelo laboratório do IAC-Quepia de Jundiaí”, resume Ramos.

 

Certificação internacional

 

“A empresa do Quênia, a exemplo de companhias brasileiras, submeteu seus EPI às avaliações de qualidade do IAC-Quepia, baseadas na norma ISO 27065 e obteve aprovação”, continua Ramos. “Recebeu aval de qualidade para operar apoiada em um diferencial competitivo relevante. Esperamos que outros fabricantes africanos sigam o exemplo, pois EPI certificados são essenciais, no mundo, à segurança do trabalhador rural aplicador de defensivos agrícolas.”

Resultado de uma parceria público privada entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e o setor privado, o IAC-Quepia funciona na cidade de Jundiaí. Seu centro de pesquisas é pioneiro, no Brasil, em análises de EPI com base em normas da ISO e na concessão do Selo IAC, para produtos aprovados em testes robustos de segurança e qualidade.

O Centro de Engenharia e Automação do IAC, que abriga o programa Quepia, é parte da história da modernização da agricultura brasileira.  Em uma área de 110 mil m², ao pé da Serra do Japi, desenvolve pesquisas e presta serviços nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Conduz, hoje, mais de 30 projetos de ponta nas culturas de uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.

Foto: IAC-Quepia/Divulgação

0 FacebookWhatsappEmail

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.