Profissionais de saúde do Hospital Municipal de Belford Roxo (PMBR), RJ, participaram recentemente de uma capacitação com foco segurança laboral e bem-estar, por meio de palestras com membros do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e promoção de aulas de ginástica laboral.
Intitulada “Atenção à Saúde do Trabalhador”, a capacitação de quatro dias foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador.“Queremos fornecer habilidades para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, independentemente da área de atuação”, comenta Wagner Mateus, engenheiro civil de Segurança do Trabalho,da Secretaria Municipal de Saúde e engenheiro civil de Segurança do Trabalho, um dos palestrantes.
Saúde das pessoas que trabalham
Exposição a materiais biológicos, LER/DORT, intoxicação exógena,Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), câncer relacionado ao trabalho, dermatose ocupacional, Normas Regulamentadoras, riscos, medidas de prevenção e transtorno mental relacionado ao trabalho foram alguns dos temas abordados no evento.
Já em Macaé, a Casa do Servidor, espaço que desde 2024 acolhe trabalhadores municipais na oferta de diversos serviços de saúde e bem-estar, realizou uma ação intitulada “Saúde das Pessoas que Trabalham”.
Durante o evento, foram feitos teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e anamnese individual, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Manter-se saudável contribui para maior disposição, concentração, bem-estar emocional e prevenção de afastamentos por motivos de saúde. Cuidar da saúde e valorizar os servidores serão sempre nossas metas”, ressalta Aristófanis Quirino, secretário da pasta.