Home SST - Casos e Análises Falta de alinhamento entre cultura organizacional e SST barra inovação nas empresas

Falta de alinhamento entre cultura organizacional e SST barra inovação nas empresas

Pesquisa mostra que a maioria das empresas tem cultura organizacional fraca, impactando diretamente na segurança, inovação e saúde mental dos colaboradores

Já tratamos aqui em Cipa & Incêndio sobre como a cultura organizacional alavanca o bom andamento de ações de segurança do trabalho dentro nas companhias, independentemente de seu porte ou ramo de atividade. Porém, isso ainda engatinha, comprometendo o êxito de atividades em SST, consequentemente.

É o que aponta o levantamento “Cultura e Inovação nas Empresas”, da agência de comunicação VCRP em parceria com a consultoria Opinion Box, divulgado pelo RH pra Você: 50% dos mais de mil profissionais ouvidos pelo país tiveram uma percepção de cultura fraca ou inexistente na empresa em que atuam, enquanto 68% afirmam que a percepção forte é determinante ao aceitar uma oferta de trabalho.

Inovação como diferencial

Quando o assunto é capacitação e flexibilidade, 72% dos entrevistados estão em busca disso, porém somente uma em cada quatro empresas oferece esses recursos, e 77% citaram que a inovação nas empresas é essencial para a construção de uma boa cultura. Nesse quesito, entretanto, a falta de alinhamento entre líderes e equipes (68%), o medo de errar e ser punido por tentativas frustradas (55%), além da burocracia interna e hierarquias rígidas (49%) foram as barreiras sentidas pelos respondentes.

“Apesar da inovação ser vista pela alta liderança como um diferencial competitivo, a maioria das organizações ainda não tem políticas que atendam às principais expectativas de seus profissionais. Sem uma cultura que ouse testar, errar e acertar, a inovação se torna apenas discurso”, comenta Vinicius Cordoni, fundador da VCRP.

Saúde mental na pauta das organizações

Pensar em cultura organizacional vai além de ambientes de trabalho confortáveis, ampla gama de benefícios ou benesses como happy hour às sextas-feiras e day-off no dia do aniversário. Temas importantes como bem-estar, saúde mental e cuidado com as pessoas pesam muito mais que um bônus, apontam pesquisas.

Muito mais que cumprir os regramentos sobre a Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que tem essa pauta em seu escopo, as companhias que não estiverem alinhadas com o bem-estar de seus funcionários vão sair perdendo. Uma pesquisa da Simon Fraser University, no Canadá, divulgada pela CNN, mostrou que colaboradores têm 55% mais probabilidade de compartilhar problemas de saúde mental quando percebem um ambiente acolhedor, garantindo a retenção de talentos.

Um exemplo vem da Alper Seguros, corretora de seguros, que recebeu pela quarta vez o título de melhor empresa do setor para se trabalhar no país pelo ranking GPTW Saúde. Segundo a empresa, sua cultura organizacional é construída com base em três pilares: Cuidado (com benefícios que se estendem às famílias e programas de apoio social, psicológico e clínico), Desenvolvimento (avaliações 360º e Planos de Desenvolvimento Individual) e Celebração (valorização das conquistas).

“Acreditamos que um bom lugar para trabalhar é aquele onde as pessoas se sentem cuidadas, ouvidas e valorizadas. É com esse propósito que implementamos uma estratégia de gestão com iniciativas inovadoras e uma cultura forte, centrada nestes três pilares”, comemora Carolina Lima, Vice-Presidente de Gente e Gestão, Compras e Facilities da empresa, ao CQCS NEWS.

Reformulação em SST

Outra companhia que está se engajando em prol da saúde e segurança do trabalho (SST) é a CENIBRA, produtora de celulose, que durante sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) enalteceu o tema: “Go Anzen ni: Segurança Sempre”. O termo em japonês refere-se ao ato de agir o tempo todo de maneira segura, um convite aos colaboradores repensarem práticas e comportamentos dentro e fora do ambiente corporativo.

A escolha deve-se aos casos ocorridos anteriormente de acidentes na empresa, o que levou a uma reformulação da cultura organizacional, com foco na clareza, constância e compromisso de todos os níveis da organização, conforme salienta Júlio Ribeiro,presidente executivo da companhia.

“Trata-se de um processo altamente desafiador que é construído ao longo do tempo. Para se ter sucesso é necessário o engajamento de todos, especialmente da liderança, e de comunicação eficiente e sem bloqueios”, conta, ao Portal Celulose.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.