Home INC - Ocorrências Tragédia na Indonésia acende alerta para a segurança no turismo global

Tragédia na Indonésia acende alerta para a segurança no turismo global

Casos trágicos e estudos mostram que a segurança é o principal critério para o turista de aventura, exigindo normas, equipamentos e treinamento de guias

O trágico desfecho da viagem de Juliana Marins em uma região vulcânica, na Indonésia, chamou a atenção por conta das condições precárias e de segurança local. Especialistas endossam a importância de mitigação de riscos e melhoria de normas para visitação e treinamento de guias de turismo.

“É necessário que os reguladores tenham um papel de fortalecer um plano de mitigação de desastres em áreas de alto risco, abrangendo tudo – desde a melhoria da padronização e certificação, treinamento e postos de segurança até infraestrutura e suprimentos adequados”, alerta Sari Lenggogeni, professora de turismo da Universidade de Andalas, em reportagem da DW, replicada pelo g1.

 

Segurança no turismo de aventura

De acordo com o estudo “Perfil do Turista de Aventura e Ecoturista no Brasil”, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), e publicada pelo Sebrae Ecoturismo, entre as características que os viajantes atribuem mais importância, duas delas estão relacionadas ao tema, sendo o uso de “Equipamentos seguros” e o cumprimento de “Normas de segurança claras e colocadas em prática”.

“No turismo, muitas são as atividades que envolvem riscos, principalmente o de aventura, que, por definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são atividades recreativas envolvendo riscos avaliados, controlados e assumidos. Isso significa que prestadores e turistas devem ter conhecimento e corresponsabilidade sobre os perigos envolvidos na prática a ser realizada”, informa comunicado do Sebrae.

O Ministério do Turismo, em 2023, elencou os destinos brasileiros que são exemplos na proteção de turistas e trabalhadores, contemplando itens como vigilância sanitária, segurança pública, defesa civil, transporte e comunicação eficiente.

A íntegra está disponível neste link.

 

Treinamento dos bombeiros

O treinamento e capacitação, especialmente dos bombeiros, é essencial. Segundo major Fábio Contreiras, o major, especialista em salvamentos, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), ao InfoMoney, tal operação precisa serurgente, pois envolve muitos fatores como altitude, frio, desidratação, lesões internas e até hipoglicemia da vítima.

Recentemente, o 6° Grupamento de Bombeiros, com atuação na Baixada Santista, Litoral Sul, e Vale do Ribeira, SP, auxiliou no Curso de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros do estado (CBPMESP), para formação de especialistas em salvamento e com foco na resposta operacional da corporação.

“Por estarmos localizados em uma região com terrenos desafiadores e características únicas, nossa área é constantemente escolhida para sediar os treinamentos práticos do curso, possibilitando que os alunos enfrentem cenários reais e aprimorem suas técnicas em ambiente controlado”, informa comunicado do grupamento.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.