Home INC - Tecnologia e Inovação Base avançada contra queimadas e câmeras termográficas reforçam segurança da ISA ENERGIA

Base avançada contra queimadas e câmeras termográficas reforçam segurança da ISA ENERGIA

Iniciativa vai ampliar o monitoramento de áreas da região com tendências a queimadas, agilizar tempo de resposta e reforçar a confiabilidade no fornecimento de energia

A ISA ENERGIA BRASIL, que atua no setor de transmissão de energia, implementou mais um projeto importante em seu planejamento de modernização e segurança das operações. A empresa anuncia a inauguração de uma base avançada de combate a incêndios em sua Subestação de São José do Rio Preto, no interior paulista, além da instalação de câmeras termográficas inteligentes em linha de transmissão do município. A iniciativa visa ampliar o monitoramento de áreas críticas, agilizar a resposta a eventos de risco e reforçar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.

A base está estrategicamente posicionada para cobrir os municípios de São José do Rio Preto, Guapiaçu e Cedral, regiões com histórico de queimadas que podem comprometer a integridade das linhas de transmissão. Composta por técnicos de confiabilidade de ativos atuando nas cidades de São José do Rio Preto e Votuporanga, a equipe dispõe de kits de combate a incêndios, incluindo itens como sopradores e abafadores, além de uma unidade móvel de combate com capacidade de armazenamento de 600 litros de água.

 

Instalação de câmeras termográficas

Complementando a estrutura de resposta em solo, a ISA ENERGIA BRASIL iniciou a instalação de câmeras termográficas de última geração. As primeiras unidades já estão em funcionamento na linha de transmissão Água Vermelha – Araraquara, no município de São José do Rio Preto (SP). Esses equipamentos permitirão o monitoramento em tempo real, com detecção automática de falhas térmicas e riscos ocultos, como focos de incêndio, vegetação próxima ou presença de aves.

Foto: ISA Energia Brasil/divulgação

O monitoramento das câmeras é centralizado em uma plataforma avançada de controle da visualização de linhas de transmissão, que pode realizar monitoramento em tempo real, aviso inteligente e aplicação móvel de imagens e vídeos da linha de transmissão com cinco características principais: coleta de dados, exibição de dados, acesso multi-terminal, configuração personalizada e análise inteligente, otimizando a eficiência da operação e a capacidade de resposta técnica.

“Esse projeto representa um salto de eficiência e inteligência operacional. Estamos utilizando tecnologia para agir de forma preventiva e integrada, minimizando os riscos e melhorando a resposta a eventos que podem afetar o fornecimento de energia. A integração com a Defesa Civil e o uso de imagens e dados em tempo real reforçam a nossa atuação sustentável e colaborativa no setor elétrico”, afirma Marcelo Carrapato, gerente regional da ISA ENERGIA BRASIL.

Com investimento inicial de R$ 110 mil, e previsão de mais R$ 50 mil até o fim de 2025, o projeto conta com a parceria da Defesa Civil de São José do Rio Preto e do Plano de Auxílio Mútuo a Queimadas (PAM), rede que reúne cerca de 50 empresas comprometidas com ações conjuntas de combate a incêndios na região. As câmeras devem, em breve, ter suas imagens compartilhadas em tempo real com a Defesa Civil, ampliando o alcance da vigilância. Outras ações já programadas incluem a instalação de sensores de medição do vento e da temperatura, além da realização de treinamentos conjuntos com a Defesa Civil.

 

Tecnologia e prevenção no Nordeste

No Piauí, a empresa vem conduzindo iniciativas pioneiras no monitoramento e no combate a incêndios em áreas com alto risco de incidência de suas operações. Entre elas, destaca-se a implantação de câmeras autônomas off grid instaladas em torres da Interligação Elétrica Norte-Nordeste (IENNE). Com capacidade de monitorar até 25 km ao redor e operar com energia solar, os equipamentos já demonstraram impactos positivos desde sua instalação, em agosto de 2024 – incluindo a redução do tempo de resposta a focos de incêndio e a diminuição de cerca de 4 toneladas de CO₂, evitadas com o menor deslocamento de equipes em campo.

Outro marco foi a criação, em 2023, da primeira base avançada de prevenção e combate às queimadas no Nordeste, localizada em Eliseu Martins (PI). A estrutura dá suporte à equipe técnica da IENNE em ações preventivas e reativas, que incluem desde treinamentos e campanhas educativas até o combate direto aos incêndios com picapes equipadas. Recentemente, a companhia também doou equipamentos de proteção individual e bombas costais para fortalecer as brigadas voluntárias formadas por pequenos produtores da região.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.