Home INC - Capacitação e Treinamento Bombeiros intensificam treinamentos e vistorias para garantir segurança de milhões de foliões

Bombeiros intensificam treinamentos e vistorias para garantir segurança de milhões de foliões

Com expectativa de 65 milhões de pessoas nas ruas, corporações reforçam efetivo e realizam simulados de resgate em todo o país

O Carnaval já está desfilando e com projeções gigantescas: segundo o Ministério do Turismo, expectativa é que mais de 65 milhões de foliões devam sair às ruas em todo o Brasil, o que representa um aumento de 22% em comparação com 2025. Juntas, as principais cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Olinda e Recife, devem reunir mais de 40 milhões de pessoas, impulsionando a ocupação hoteleira e movimentando o setor de serviços, informa a pasta.

Para se ter uma ideia, apenas no período do pré-Carnaval na cidade de São Paulo (07 e 08/02) chegou a reunir blocos superando mais de 1 milhão de foliões, com casos de desmaios, empurra-empurra e pessoas precisando ser socorridas. De acordo com o UOL, um dos blocos na região da Rua da Consolação, na tarde de domingo (08), mobilizou o reforço no atendimento nos ambulatórios móveis e de ambulâncias disponíveis.

 

Treinamentos para melhor tempo de resposta aos foliões

Com essa grande massa de pessoas, os bombeiros precisam estar atentos não somente em ocorrências de incêndios, mas também no socorro de pessoas desidratadas, por exemplo, e outras ocorrências nas ruas, mas também no reforço a quem vai fugir da folia e se refugiar nas praias, o que envolve o salvamento em ambientes aquáticos, salvaguarda nas estradas e resposta rápida a emergências.

Em Alagoas, o Corpo de Bombeiros (CBMAL) intensificou seu efetivo e a frota de viaturas para a Operação Carnaval 2026, que teve início em 31 de janeiro e seguirá até 17 de fevereiro, com o reforço de 57 viaturas e 80 militares guarda-vidas por dia de festividades, representando um aumento de 73% no efetivo diário operacional. “Além da presença operacional nos eventos, os bombeiros realizam fiscalizações contínuas para garantir a segurança do início ao fim dos festejos”, informa o governo estadual.

Já no Rio de Janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio de Janeiro (SAMU-RJ) reuniu equipes de socorristas em treinamento para um simulado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, cujo cenário foi de atropelamento em um bloco envolvendo cerca de 20 vítimas, semelhante ao que pode ocorrer em locais com grande concentração de público.

“O objetivo principal do simulado é permitir que as equipes treinem, errem e corrijam procedimentos em um ambiente controlado, garantindo mais segurança em situações reais. É o momento de colocar protocolos em prática e entender que, no Carnaval, as vidas das pessoas podem estar em risco”, explica a coronel BM Barbara Alcântara, coordenadora-geral do SAMU da capital.

 

Na rota dos blocos e dos trios elétricos

Já na Bahia, um dos simulado do Corpo de Bombeiros (CBMBA) mobilizou 150 profissionais e testa resposta integrada das equipes, em situações como combate a incêndio, busca e salvamento aquático e terrestre, resgate vertical e atendimento pré-hospitalar, além do uso de aeronave, no caso, o helicóptero Fênix 01 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da corporação.

O cenário principal para o simulado, ocorrido no fim de janeiro, foi o edifício Oceania, um dos mais conhecidos da capital baiana, no bairro da Barra. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o SAMU e a Defesa Civil de Salvador (Codesal) também reforçaram a integração entre as instituições, na linha de frente para atender a salvaguardar a população em grandes eventos.

“O Carnaval é um momento em que se reúne um grande número de pessoas, e estarmos preparados para atender com ainda mais eficiência, seguindo todos os protocolos internacionais de segurança e em consonância com os demais órgãos envolvidos, é essencial”, frisa o comandante-geral do CBMBA, coronel Aloisio Fernandes.

Já em Poços de Caldas (MG), a Secretaria Municipal de Turismo reuniu os bombeiros (CBMMG) e representes dos blocos de rua para discutiram ações de segurança, com orientações e procedimentos para a realização dos desfiles. Um dos destaques é a apresentação da Instrução Técnica nº 39 (IT-39, íntegra aqui), que estabelece a obrigatoriedade da declaração dos blocos de carnaval no Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (INFOSCIP).

Em comunicado, a corporação esclarece que tal documentação é essencial para segurança total do evento, como identificação dos responsáveis pelos blocos, estrutura utilizada, estimativa de público e itinerário completo, incluindo local de concentração, trajeto e dispersão.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.