As ações dos bombeiros voluntários robustecem não apenas o combate a incêndios ou mesmo a salvaguarda patrimonial, mas é um exemplo de dedicação e amor à missão de salvar vidas. Para se ter uma ideia, Joinville (SC) se tornou em 2025 a Capital Nacional dos Bombeiros, valorizando a criação da primeira corporação do gênero no país, os Bombeiros Voluntários de Joinville, fundada em 13 de julho de 1892.
Formaturas, treinamentos e iniciativas para auxiliar essas corporações são proeminentes. Em janeiro, os Bombeiros Voluntários de Guaramirim, localizado no Vale do Itapocu e pertencente a Regional Jaraguá do Sul (SC), promoveu a formatura de 11 bombeiros voluntários, com a presença de lideranças da comunidade, diretoria da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), que entregou às autoridades o relatório de ações (2025 – exercício 2024) da entidade estadual, e da associação local.
“A formatura é um importante momento da corporação, pois amplia-se o quadro de colaboradores voluntários, o que engrandece o trabalho da diretoria local, do comando e torna-se um modelo de bombeiros voluntários em todo o estado”, disse, na ocasião, Ivan Frederico Hudler, diretor-presidente da ABVESC.
Veículos para trabalho dos voluntários
Já a corporação de Candelária (RS) recebeu da prefeitura três veículos, sendo uma van e um micro-ônibus, ambos doados pela secretaria municipal de Saúde, e um modelo Uno, adquirido com recursos próprios dos Bombeiros Voluntários e destinado para atividades administrativas.
Os veículos cedidos pela secretaria de saúde passaram por recuperações, sendo que a van será utilizada como unidade de resgate e o micro-ônibus será uma unidade de comando avançado.
A corporação já conta com três caminhões de combate a incêndios, um carro para transporte de pessoal e acesso a áreas alagadas, uma ambulância e um veículo para resgate em áreas colapsadas. “A parceria da Prefeitura é essencial para o funcionamento do nosso serviço”, comemora Arzélio Strassburger, presidente executivo dos Bombeiros Voluntários, ao Jornal de Candelária.




