Um levantamento da Ipsos-Ipec, entrevistando 2 mil pessoas em mais de 130 municípios brasileiros, mostrou que o Corpo de Bombeiros é considerado o órgão em que os brasileiros mais confiam, com 85 pontos em ICS (Índice de Confiança Social), ou seja, classificação acima da média com “muita confiança”.
A corporação encabeça o estudo desde 2009, quando começou a ser realizado pela consultoria especializada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. “Nos anos anteriores, entre 2022 e 2024, a instituição contabilizou 87 pontos. Já em 2020 e 2021, atingiu seu maior índice de confiança, com 89 pontos”, informa matéria da CNN.
A pontuação atual reafirma o papel dos bombeiros à população, destacando a percepção de eficiência e proximidade junto aos cidadãos, salienta Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec. “Entender e atuar sobre as dinâmicas de confiança social é essencial para o desenvolvimento sustentável das relações entre o público e as instituições”, analisa a gestora.
Reconhecimento e confiança nas corporações
As corporações receberam com entusiasmo os resultados do estudo. Para o coronel A. Barcelos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), tal consideração está associada a percepção de eficiência, proximidade e atuação humanitária. “É reflexo direto do nosso compromisso com a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, sempre pautados pela ética e pela transparência”, frisou.
“Ser a instituição mais confiável do país não é apenas motivo de orgulho, mas incentivo para continuarmos investindo em treinamento, tecnologia e na valorização do nosso efetivo, a fim de servir cada vez melhor a sociedade”, completou o militar.
Já em Mato Grosso, o CBMMT se felicita pelo índice, reiterando o compromisso em salvar vidas: “No estado, esse reconhecimento é reforçado com a entrega de novas unidades e a presença cada vez mais forte. Nosso trabalho é salvar vidas e a população sabe que pode contar conosco. О СВММТ nunca para e estamos aqui pelas pessoas. Estaremos nas ruas, prontos para salvar”, ressaltou post em rede social oficial da corporação.
Entidades comemoram resultados
Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e presidente da Ligabom (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares), disse que receber esse retorno da população reforça o rumo das corporações e estimula os investimentos em infraestrutura. “Junto ao nosso Projeto Capilaridade estamos em busca da expansão para que cada vez mais estejamos presentes na vida das comunidades e que essa confiança só aumente com muito trabalho e resposta da nossa corporação”, escreveu, em post nas redes sociais.
Por fim, a Fundação de apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) comemorou o desempenho das corporações pelo país. “Mesmo em meio a tantos desafios, a atuação dos bombeiros segue inspirando respeito, credibilidade e admiração”, salientou nota.
“Um reconhecimento que nos orgulha e reforça o compromisso diário com a vida, a segurança e o bem-estar da sociedade. Parabenizamos todos os profissionais que honram essa missão com coragem, técnica e humanidade”, concluiu a entidade.