Já falamos aqui em Incêndio do trabalho dos bombeiros em vistoriar edificações históricas em cidades que recebem um grande número de turistas. Além de salvaguardar o patrimônio contra incêndios, tal cuidado é essencial também para as vidas de pessoas que circulam nesses locais.
Na cidade histórica de Ouro Preto, MG, câmara municipal aprovou um Projeto de Lei (PL) que declara a utilidade pública da Brigada de Bombeiro Civil local, como forma de reconhecer essa categoria. “A apreciação à brigada incentivará a continuidade de projetos de grande relevância social e ambiental, contribuindo para segurança e bem-estar da população local’’, aponta o vereador Júlio Gori, durante a apresentação do PL.
Reconhecimento em edificações históricas
Segundo parlamentar, além do atendimento de emergências, a brigada realiza campanhas educativas e ações comunitárias. “Isso contribui significativamente para conscientização sobre a prevenção e segurança, principalmente em edificações históricas. A declaração de utilidade pública permitirá à Brigada expandir suas atividades, captar recursos e firmar parcerias, ampliando seu alcance e eficiência no atendimento’’, destaca.
Apenas em um dos eventos promovidos na cidade, o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, em maio, alcançou mais de 50 mil pessoas, informa reportagem do jornal O Tempo.
Vale ressaltar que o trabalho dos bombeiros na proteção de edifícios históricos é de extrema importância para a preservação do nosso patrimônio cultural e para garantir que as futuras gerações possam conhecer e apreciar a riqueza da nossa história. A dedicação e o profissionalismo desses heróis garantem que nossos tesouros históricos permaneçam intactos e acessíveis a todos.
Foto: Keli Vasconcelos