Home INC - Prevenção de Incêndios Crise climática discutida na COP30 também está no radar dos Corpos de Bombeiros

Crise climática discutida na COP30 também está no radar dos Corpos de Bombeiros

Corporações do Pará e MT mostram ações na Conferência Mundial sobre o Clima, destacando que Brasil lidera iniciativa global de Manejo Integrado do Fogo

Se as atenções do mundo estão voltadas às discussões para combate à crise climática durante a COP30, em Belém, quem enfrenta fortemente os casos de incêndios, como o trabalho dos bombeiros, também é assunto é de extrema relevância e atenção.

O próprio estado que sedia o evento, o Pará, conta com a Operação COP30, empregando mais de mil militares na capital, estradas e áreas balneárias do território, juntamente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com alinhamento nacional e internacional em ações de segurança.

“Destinamos 518 bombeiros militares, dos quais 106 somente na zona azul (Blue Zone, palco das negociações oficiais, Cúpula de Líderes e pavilhões nacionais), além de 33 viaturas operacionais e 18 embarcações, bem como as guarnições de serviço de todos os quartéis operacionais, o que totaliza 1.036 bombeiros militares a pronto emprego para a COP30”, detalha coronel Jayme de Aviz Benjó, comandante-geral do CBMPA e coordenador estadual de proteção e defesa civil.

A corporação de Mato Grosso (CBMMT) apresentou no evento as ações estratégicas e integradas adotadas pelo estado em prevenção e o combate aos incêndios florestais. Para se ter uma ideia, entre janeiro e outubro de 2025, Mato Grosso registrou 10.581 focos de calor, contra 49.665 no mesmo período de 2024, representando queda de 78,7%, quase cinco vezes menos ocorrências que no ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/BD Queimadas).

“Representar o Corpo de Bombeiros Militar em um evento global como a COP30 é motivo de grande responsabilidade. Estamos levando a voz de todos os bombeiros do Brasil, reforçando o papel estratégico na construção de políticas públicas integradas, baseadas em ciência, tecnologia e prevenção. É também uma oportunidade de compartilhar experiências, aprender com outras nações e fortalecer nossa capacidade de resposta diante dos desafios climáticos”, frisa coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, comandante-geral do CBMMT.

 

Resposta global à crise climática

O desafio da emergência climática e os índices cada vez mais expressivos de incêndios são urgentes e urgem por uma resposta global. Em 2024, o Brasil teve impactos em 35 milhões de hectares de florestas, campos, cerrado e pastos consumidos por queimadas e Amazônia teve uma área de 6 milhões de hectares de vegetação nativa atingida, maior que países como a Bélgica ou a Suíça.

“Precisamos ir além e adotar um código de conduta forte e eficaz, que assegure que os incêndios florestais sejam tratados como prioridade global de clima”, alertou André Lima, O secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), à Agência Brasil, durante a Pré-COP, em Brasília (DF).

O governo federal Governo do Brasil anunciou, na Cúpula do Clima de Belém, o Chamado à Ação pelo Manejo Integrado do Fogo e Resiliência a Incêndios Florestais, com a adesão de 50 países e três organizações internacionais, com foco no Manejo Integrado do Fogo (MIF).

O documento endossa os esforços para reverter até 2030 o desmatamento e a degradação florestal, compromisso assumido pelo Brasil e por quase 200 países já na COP28, em Dubai, e já é implantado desde 2024 no país, por meio da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

“A medida reafirma a necessidade de uma mudança de paradigma, com a transição da reação aos incêndios para estratégias integradas de prevenção. Valoriza, ainda, o uso tradicional e sustentável do fogo por povos indígenas e comunidades locais e reforça o fortalecimento das capacidades nacionais, da interoperabilidade e dos mecanismos regionais de cooperação”, informa o governo federal.

1 FacebookWhatsappEmail

APOIO

A Revista CIPA & INCÊNDIO e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e à Prevenção e Combate a Incêndios

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

 

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal e Revista CIPA & INCÊNDIO

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.